Sportbuzz
Busca
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram SportbuzzSpotify SportbuzzTiktok Sportbuzz
Testeira
Colunistas / José Renato / CLÁSSICO PARAENSE!

Paysandu x Remo: conheça algumas curiosidades do maior clássico paraense

Paysandu e Remo protagonizam a maior rivalidade do estado do Pará

José Renato Publicado em 13/08/2021, às 14h45 - Atualizado às 14h55

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Paysandu e Remo protagonizam a maior rivalidade do estado do Pará - Getty Images/ Divulgação
Paysandu e Remo protagonizam a maior rivalidade do estado do Pará - Getty Images/ Divulgação

PAYSANDU X REMO

Fundado em 1905, o futebol no Clube do Remo começou apenas em 1913, quando já conquistou o título estadual, após o empate por 1 a 1 entre Norte Club e Guarany. Devido a uma briga generalizada nessa partida, os jogadores do Norte, que precisavam da vitória para provocar um jogo extra, contra o Remo, solicitaram à federação a anulação do duelo.

Inconformados com a decisão contrária, resolveram criar uma instituição mais forte, que envolvesse membros de outras agremiações que, uma vez unidos, poderiam fazer frente àqueles que controlavam o futebol local. Os remistas foram contrários e não participaram da criação do rival, o Paysandu.

Gol contra no 1º encontro

Apenas oito dias depois de sua fundação, em 2 de junho de 1914, o Paysandu já entrou em campo para iniciar a história do clássico Re-Pa. Em jogo no estádio da antiga empresa Ferreira & Comandita, para um público aproximado de 2 mil pessoas, o Remo, atual campeão paraense, venceu por 2 a 1. O primeiro gol da história do clássico foi do Remo, mas marcado por um jogador do Paysandu: Bayma, contra.

W.O. de um, W.O de outro

Nos primeiros anos do campeonato paraense, o regulamento considerava a possibilidade da equipe não comparecer ao jogo. Bastava para isso que informasse até a véspera do jogo que não iria. Sendo assim não eram raros os casos de W.O.

A conquista da maior sequência de títulos estaduais consecutivos, o heptacampeonato do Remo, vencido entre 1913 e 1919, aconteceu com um W.O. em 5 de outubro de 1919. O Paysandu notificou no dia anterior que não iria a campo.

No ano seguinte, em 1920, o Remo devolveria a “gentileza” ao protagonizar um novo W.O., desta vez, no entanto, não houve o aviso prévio aos torcedores que presenciaram a conquista do primeiro estadual do Paysandu, em 28 de novembro.