Sportbuzz
Busca
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram SportbuzzSpotify SportbuzzTiktok Sportbuzz
Testeira
Colunistas / José Renato / CLÁSSICO DOS MILHÕES!

Flamengo e Vasco: conheça algumas curiosidades do Clássico dos Milhões

Flamengo e Vasco protagonizam a rivalidade de duas das maiores torcidas do Brasil, por isso é chamado de Clássico dos Milhões

José Renato Publicado em 20/08/2021, às 13h58 - Atualizado às 15h20

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Flamengo x Vasco é uma das maiores rivalidades do Brasil - Getty Images/ Divulgação
Flamengo x Vasco é uma das maiores rivalidades do Brasil - Getty Images/ Divulgação

FLAMENGO X VASCO

Clássico dos Milhões passou ser o nome dado ao confronto que envolve os milhões de torcedores das duas equipes mais populares da cidade do Rio de Janeiro, em uma rivalidade que vem dos tempos em que as disputas se concentravam nas regatas. Seus torcedores têm em comum o fato de virem das camadas mais humildes.

Votos desviados

No final da década de 1920, a disputa entre os torcedores quanto à popularidade de cada time ganhou contornos oficiais, quando o Jornal do Brasil criou a Taça Salutaris (marca de uma água mineral), para ser entregue ao clube mais popular. A apuração indicou vitória rubro- negra; no entanto, dias depois, centenas de votos para o Vasco foram encontrados nos vasos sanitários e no poço do elevador do jornal.

Inauguração da Gávea

O estádio da Gávea foi inaugurado em 4 de setembro de 1938, com uma partida entre Vasco e Flamengo pela primeira rodada do Campeonato Carioca. Uma convincente vitória vascaína, por 2 a 0, provocou a queda de toda a comissão técnica do Flamengo.

Valido, aos 42 anos

A primeira final entre os rivais aconteceu no estadual de 1944. No estádio da Gávea lotado por mais de 20 mil torcedores, um Flamengo sem seus maiores ídolos, recém-saídos, Leônidas, Domingos da Guia e Perácio, precisou convencer o já aposentado Valido, de 42 anos, a voltar a jogar futebol para enfrentar o Vasco da Gama, que começava a montar a equipe que se tornaria o famoso Expresso da Vitória.

A partida chegava ao final e o placar marcava 0 a 0, quando Valido aproveitou-se de um empurrão em um zagueiro vascaíno para marcar o gol da vitória, era o primeiro tricampeonato rubro-negro.

Combinado Fla-Vasco

Em 23 de dezembro de 1955, os rivais se uniram para um jogo em homenagem ao presidente rubro-negro Gilberto Cardoso, que havia falecido menos de um mês antes, em pleno ginásio da Gávea durante a final do estadual de basquete. Aproveitando a presença de dois rivais da cidade argentina de Avellaneda, Racing e Independiente, foi marcado um amistoso entre um combinado Flamengo e Vasco contra um combinado argentino. No campo, vitória dos cariocas por 3 a 1.