Sportbuzz
Busca
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram SportbuzzSpotify SportbuzzTiktok Sportbuzz
Testeira
Colunistas / José Renato / CLUBES BAIANOS

Conheça a origem dos distintivos dos três principais clubes baianos

Saiba como surgiram os nomes e os emblemas dos principais times da Bahia

José Renato Publicado em 05/07/2021, às 13h54 - Atualizado às 15h44

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Escudo dos três principais clubes da Bahia - Getty Images/ Divulgação
Escudo dos três principais clubes da Bahia - Getty Images/ Divulgação

Bahia

Um dos clubes mais populares do Brasil – e, segundo várias pesquisas, o mais popular do Nordeste –, o Bahia se inspirou no distintivo de outro clube extremamente popular, o paulistano Corinthians, para elaborar seu escudo. Tanto que, dentro dele, há a bandeira da Bahia, enquanto, no escudo corintiano, há a bandeira de São Paulo.

Acredita-se que as cores do Bahia sejam somente uma homenagem à bandeira do estado, mas há historiadores que afirmam ser um tributo aos times que deram origem ao clube: o azul da Associação Atlética do Bahia e o branco do Clube Bahiano de Tênis, além do vermelho da bandeira baiana.

Já as duas estrelas no topo do distintivo celebram a Taça Brasil, conquistada em 1959, e o Campeonato Brasileiro, alcançado em 1988.

Galícia

A tradicional equipe baiana foi fundada por imigrantes espanhóis que vieram da região da Galícia – eis a origem do nome.

Seu escudo é simples: uma faixa azul em diagonal com as iniciais da equipe. Já no centro, com grande destaque, há em vermelho a cruz da Ordem de Santiago. Ela representa uma ordem religiosa e militar formada por cavaleiros que fizeram votos de pobreza e de obediência ao rei, participando de muitas batalhas e conquistas de territórios.

Assim como no caso da Ordem de Santiago, as conquistas do Galícia também se extinguiram ao longo dos anos, embora tenha sido a primeira equipe baiana a ser tricampeã estadual – isso ainda na década de 1940.

Vitória

O Vitória foi o pioneiro no Nordeste não só no críquete como também em outros esportes, entre eles o vôlei, a natação, o polo aquático e o basquete. Muitas dessas práticas foram representadas no primeiro escudo do clube, o que fez com que, em 1902, ele passasse a ser chamado Esporte Clube Vitória.

A princípio, o ideal nacionalista dos fundadores do Vitória definiu suas cores oficiais como verde e amarelo, mas depois as cores foram alteradas para vermelho e preto, devido à dificuldade de encontrar tecidos nas cores da primeira versão.

O atual escudo do rubro-negro baiano se divide em preto na parte inferior e vermelho na superior, além de apresentar as iniciais do clube, ECV, entrelaçadas no centro do distintivo.