Sportbuzz
Busca
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram SportbuzzSpotify SportbuzzTiktok Sportbuzz
Testeira
Colunistas / José Renato / CLUBES AMAZONENSES

Conheça a origem dos distintivos dos três maiores clubes amazonenses

Saiba como surgiram os nomes e os emblemas dos principais times do estado do Amazonas

José Renato Publicado em 02/07/2021, às 13h58 - Atualizado às 15h19

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Escudo dos três grandes clubes de Amazonas - Getty Images/ Divulgação
Escudo dos três grandes clubes de Amazonas - Getty Images/ Divulgação

NACIONAL

Grande campeão de seu estado, o Nacional possui a maior torcida da região. A equipe chegou a participar do Campeonato Brasileiro da primeira divisão e durante muitos anos teve hegemonia no futebol local, principalmente nas décadas de 1970 e 1980.

A partir da década de 1990, no entanto, viu seu domínio se reduzir em razão do crescimento de outras equipes do estado, sobretudo pelo surgimento de times patrocinados por prefeituras de cidades próximas a Manaus.

O Nacional tem um escudo bem simples que apresenta apenas a letra "n" em azul no centro de um círculo branco, que estampa o distintivo azul.

RIO NEGRO

O alvinegro amazonense durante muitos anos foi considerado o time da elite do estado, principalmente devido à sua belíssima sede no centro de Manaus. Infelizmente, o futebol passou a ser relegado a segundo plano pela direção do clube, o que tem provocado muitos danos à trajetória desse tradicionalíssimo time do Norte.

O distintivo, que possui um formato incomum, tem as iniciais do clube, ARNC, entrelaçadas bem ao centro. A equipe é conhecida como Barriga Preta por utilizar uma camisa branca com uma larga faixa preta horizontal, algo muito parecido com o uniforme adotado pelo Olimpia, do Paraguai.

FAST CLUB

Esta equipe foi criada a partir de uma dissidência do Nacional, o que resultou em grande semelhança entre os clubes. As siglas de ambos, por exemplo, são as mesmas: NFC – Nacional Futebol Clube e Nacional Fast Clube. O nome da equipe, Fast (“rápido”, em inglês), foi sugestão de um professor de inglês da região, como associação à rapidez que os jogadores teriam em campo.

A cor azul do Nacional uniu-se ao vermelho e branco, alusivos à bandeira do Amazonas. A estrela amarela também é um resquício de sua origem. Curiosamente não há nenhuma indicação das iniciais ou do próprio nome no distintivo, algo raro no futebol brasileiro.