Sportbuzz
Busca
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram SportbuzzSpotify SportbuzzTiktok Sportbuzz
Testeira
Colunistas / José Renato / CLUBES PERNAMBUCANOS

Conheça a origem dos distintivos dos principais clubes pernambucanos - parte II

Saiba como surgiram os nomes e os emblemas dos times de Pernambuco

José Renato Publicado em 28/07/2021, às 13h57 - Atualizado às 14h56

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Escudos de alguns dos principais times de Pernambuco - Getty Images/ Divulgação
Escudos de alguns dos principais times de Pernambuco - Getty Images/ Divulgação

SANTA CRUZ

O escudo do Santa Cruz mantém as principais características de seu símbolo, a cobra-coral: as cores preto, vermelho e branco. As iniciais da equipe, SCFC, aparecem entrelaçadas. Trata-se de um dos distintivos mais tradicionais da história do futebol brasileiro, e nele se destaca principalmente a irregularidade do formato. Curiosamente, o responsável pelo desenho do escudo foi um ex-jogador coral, conhecido pelo nome de Lacraia.

Foram adicionadas três estrelas, cada uma de uma cor, referentes aos três supercampeonatos conquistados em 1957, 1976 e 1983. Na parte de baixo do escudo há cinco estrelas douradas alusivas ao período em que a equipe conquistou o pentacampeonato estadual, entre 1969 e 1973.

SPORT

A história do clube serviu como base para a adoção do atual escudo. Na década de 1910, durante uma excursão ao Norte do país, o Sport conquistou o troféu Leão do Norte, no qual era possível visualizar as esculturas de um arqueiro grego e de um imponente leão. A partir de então, instituiu-se o leão como símbolo do Sport, marcando sua presença no escudo.

O leão dourado do distintivo segura um escudo com as iniciais da equipe, SCR. As três estrelas simbolizam seus três títulos nacionais: as duas maiores douradas homenageiam o título do Campeonato Brasileiro de 1987 e o da Copa do Brasil de 2008, enquanto a terceira, menor, em tom prata, alude ao título da segunda divisão do Brasileiro, de 1990.

NÁUTICO

O distintivo do clube pernambucano, fundado em 1901, já foi, ao longo da história do time, modificado muitas vezes. Em seus trinta primeiros anos, o clube manteve o remo como seu principal esporte (algo facilmente percebido pela presença de remos no escudo). A partir de 1931, o Náutico alterou de forma significativa seu escudo, que passou a ser uma bandeira alvirrubra com as iniciais CNC.

Em 1995, a bandeira perdeu seu mastro. No entanto, foram mantidas as seis estrelas na parte superior e incorporados o nome Náutico e o ano de fundação do clube, 1901. Nos anos 2008 e 2009, sutis modificações foram feitas, como o aumento da espessura das listras, a retirada do nome Náutico e a inclusão de uma estrela na parte inferior, alusiva ao centenário do clube ocorrido em 2001.