Sportbuzz
Busca
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram SportbuzzSpotify SportbuzzTiktok Sportbuzz
Testeira
Colunistas / José Renato / CLUBES PAULISTAS

Conheça a origem dos distintivos dos principais clubes paulistas - parte III

Saiba como surgiram os nomes e os emblemas de outros clubes de São Paulo

José Renato Publicado em 04/08/2021, às 13h53 - Atualizado às 15h25

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Escudos de outros clubes do estado de São Paulo - Getty Images/ Divulgação
Escudos de outros clubes do estado de São Paulo - Getty Images/ Divulgação

APARECIDA

A equipe do Vale do Paraíba tem uma participação instável em competições profissionais devido principalmente à falta de apoio de investidores, que não se sensibilizam pelo fato de o time representar a cidade que abriga a basílica de Nossa Senhora Aparecida, em Aparecida do Norte.

O escudo do Aparecida Esporte Clube apareceu em algumas temporadas do Campeonato Paulista, sempre em divisões inferiores, tinha suas cores (azul-claro e branco) em homenagem à Nossa Senhora. Seu escudo é inspirado no do Palmeiras, o que pode ser notado pelas grandes semelhanças nas formas geométricas, com exceção do centro, em que abriga uma imagem estilizada da santa, que é a padroeira do Brasil.

ATLÉTICO SOROCABA

O clube foi fundado como um time de basquete por algumas empresas e pela prefeitura de Sorocaba, de onde vêm as cores: o amarelo representando a riqueza e o vermelho, a força dos bandeirantes.

Em 1993, com a fusão de dois clubes amadores, o Clube Atlético Barcelona e o Estrada de Ferro Sorocabana Futebol Clube, surge o Clube Atlético Sorocaba. Em 2000, um grupo sul-coreano começou a patrocinar o clube, financiado pela Federação para a Paz Universal (Universal Peace Federation – UPF), comandada por Sun Myung Moon, o famoso reverendo Moon.

A estrela no escudo vem dos símbolos da UPF; já os unicórnios são parte do brasão de Sorocaba, que lembra as feiras de muares que ocorriam na região no século XVIII.

GRÊMIO CATANDUVENSE

Em busca de maior afinidade e como forma de tentar atrair mais atenção dos moradores da cidade, o Grêmio Catanduvense adotou em seu distintivo a feiticeira, a mesma figura que representa Catanduva. A adoção da feiticeira se deve ao fato de Catanduva ser conhecida como a Cidade Feitiço, devido, segundo a história, à grande hospitalidade de seus moradores.

Os visitantes são recebidos com tanto carinho que eles voltam à cidade, como se tivessem sido enfeitiçados, atraídos para sempre visitá-la, ou até mesmo, em alguns casos mais extremos, permanecerem em Catanduva.