Sportbuzz
Busca
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram SportbuzzSpotify SportbuzzTiktok Sportbuzz
Testeira
Colunistas / José Renato / CLUBES PARAIBANOS

Conheça a origem dos distintivos dos principais clubes paraibanos

Saiba como surgiram os nomes e os emblemas dos principais times da Paraíba

José Renato Publicado em 22/07/2021, às 13h58 - Atualizado às 15h23

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Emblemas de três da principais equipes da Paraíba - Getty Images/ Divulgação
Emblemas de três da principais equipes da Paraíba - Getty Images/ Divulgação

BOTAFOGO (PB)

A semelhança com o seu homônimo carioca não se limita apenas ao nome, mas também abrange o distintivo, que só difere na cor da solitária estrela que se destaca no centro. Segundo alguns historiadores, adotou-se a cor vermelha porque alguns fundadores do clube eram simpatizantes da equipe do São Paulo, o que tornaria o Botafogo “local” tricolor, e não alvinegro. 

Há também outra corrente que alega que a adoção da cor vermelha foi uma homenagem à bandeira do estado da Paraíba, cujas cores são preto e vermelho, além de ser um recurso para diferenciar a equipe de João Pessoa do Botafogo “original”.

CAMPINENSE

O Campinense foi fundado em 1915 objetivando o desenvolvimento de atividades artísticas e culturais, principalmente a dança. O par de letras "c" que aparece entrelaçado no meio do distintivo representa as iniciais do Campinense Clube. Sua proximidade com a população de Campina Grande é algo explícito. Afinal, seu nome é sinônimo de quem nasce na cidade.

Embora o escudo seja tricolor, no uniforme o rubro-negro é que se destaca. Na parte superior do distintivo há seis estrelas que representam o inédito hexacampeonato conquistado consecutivamente, entre 1960 e 1965.

TREZE DA PARAÍBA

Galo da Borborema, eis o nome pelo qual o Treze da Paraíba é conhecido, devido ao número 13 corresponder ao galo no jogo do bicho. Aliás, o nome da equipe se deve ao fato de 13 pessoas terem participado da reunião em que se decidiu sua fundação.

O uniforme é alvinegro, assim como o escudo. Seu atual distintivo alvinegro não possui muito simbolismo, embora seja graficamente bem elaborado, ao contrário do seu primeiro escudo, que se limitava a apresentar o número 13 ocupando todo o brasão. A estrela que aparece acima do distintivo é alusão ao título estadual invicto conquistado em 1966.