Sportbuzz
Busca
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram SportbuzzSpotify SportbuzzTiktok Sportbuzz
Testeira
Colunistas / José Renato / CLUBES PARAIBANOS

Conheça a origem dos distintivos dos principais clubes paraibanos – parte II

Saiba como surgiram os nomes e os emblemas de outros times da Paraíba

José Renato Publicado em 23/07/2021, às 15h37 - Atualizado às 15h47

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Emblemas de outras equipes da Paraíba - Getty Images/ Divulgação
Emblemas de outras equipes da Paraíba - Getty Images/ Divulgação

CONFIANÇA DE SAPÉ 

O novo escudo do Confiança de Sapé, cidade na Zona da Mata paraibana, a menos de sessenta quilômetros da capital João Pessoa, tem o Taz, personagem dos desenhos animados da Looney Tunes, criado por Robert McKimson e que na verdade é um diabo-da-tasmânia.

Esse curioso símbolo tenta reproduzir, de forma divertida, o mascote do Confiança, que é o Bicho-Papão, já que o Taz se locomove em um redemoinho e devora (ou destrói) tudo o que vê pela frente. Antes do personagem, o mascote do time rubro-negro era um abacaxi, um dos produtos de maior produção no município de Sapé.

ESPORTE CLUBE DE PATOS

Assim que atletas do extinto Botafogo de Patos resolveram fundar um time novo, pensaram em uma mascote que lembrasse acima de tudo a cidade, cujo nome vem desde o século XVIII, quando a família Oliveira Ledo, vinda das margens do rio São Francisco, criou algumas lagoas para tornar a terra agricultável. Nessas lagoas havia muitos patos, motivo pelo qual passou a ser chamado Lugarejo de Patos.

Assim, no escudo do Esporte foi desenhado um pato. Com o tempo e a modernização, optou-se pela substituição de um pato simples pelo Pato Donald, famosíssimo personagem de Walt Disney. Mas, no gosto do povo, o apelido Terror do Sertão é muito mais popular.

SOUSA ESPORTE CLUBE 

O Sousa Esporte Clube, da cidade paraibana de mesmo nome, adotou em seu distintivo a figura de um simpático dinossauro dominando uma bola de futebol, como uma representação do fato de a região, onde a cidade está localizada, ser conhecida por ter sido morada de dinossauros.

Nesse local, no interior da Paraíba, localiza-se um dos maiores sítios arqueológicos brasileiros, o Parque dos Dinossauros, onde é possível estudar inúmeras pegadas preservadas de quase cem espécies de dinossauros de diversos tamanhos. As estrelas no alto do distintivo são alusivas aos títulos estaduais conquistados.