Sportbuzz
Busca
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram SportbuzzSpotify SportbuzzTiktok Sportbuzz
Testeira
Colunistas / José Renato / CLUBES PARAENSES

Conheça a origem dos distintivos dos principais clubes paraenses

Saiba como surgiram os nomes e os emblemas dos principais times do Pará

José Renato Publicado em 21/07/2021, às 13h58 - Atualizado às 15h42

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Escudos dos principais times do Pará - Getty Images/ Divulgação
Escudos dos principais times do Pará - Getty Images/ Divulgação

PAYSANDU

O Paysandu foi fundado a partir de um movimento de algumas equipes contra uma decisão tomada pela liga de futebol local, que teria beneficiado o Grupo do Remo, atual Clube do Remo, em 1913. O nome Paysandu remete a um feito heroico da Marinha brasileira ocorrido durante a Guerra do Paraguai: a transposição do Passo do Paysandú.

No distintivo da equipe destaca-se um inusitado pé alado que representa a velocidade do time, supostamente jamais superada pela de seus adversários, uma vez que seus jogadores não correm, e sim voam. O troféu com a bola e a bandeira do estado do Pará são referências ao título da Copa dos Campeões de 2002, conquista que levou o time à disputa da Copa Libertadores de 2003. Já as estrelas representam os títulos nacionais da série B, em 1991 e 2001.

REMO

As competições de remo eram muito comuns no Norte brasileiro. A grande equipe de regata, no início do século XX, era o Sport Club do Pará, cuja dissidência de alguns atletas propiciou a criação do Grupo do Remo, em 1905. Quando o futebol se tornou o principal esporte praticado no país, e no próprio Pará, o Grupo do Remo tornou-se um verdadeiro clube e, por isso, passou a se chamar Clube do Remo.

No distintivo da equipe, dominado pelo azul-marinho, as iniciais de seu nome aparecem entrelaçadas. As estrelas douradas que representam os cinco tricampeonatos estaduais, conquistados consecutivamente, e uma estrela maior em prata, referente ao título do Campeonato Brasileiro da série C em 2005.

TUNA LUSO

O simbolismo da cruz de Malta presente no distintivo da Tuna Luso está associado à cruz de Cristo, que era outorgada pelo rei dom Diniz em reconhecimento aos grandes feitos dos navegadores portugueses. Não é por acaso que a equipe foi fundada a partir da iniciativa de portugueses que chegaram a Belém, também de navio, no começo do século XX. Aliás, inicialmente, a intenção era criar um grupo de jovens para participar apenas de concertos musicais – o que em Portugal é conhecido como “tuna”.

As estrelas vermelhas referem-se aos títulos brasileiros de 1985 (segunda divisão) e 1992 (terceira divisão). Já as amarelas representam os três títulos estaduais invictos conquistados em 1937, 1941 e 1955.