Sportbuzz
Busca
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram SportbuzzSpotify SportbuzzTiktok Sportbuzz
Testeira
Colunistas / José Renato / CLUBES NORDESTINOS

Conheça a origem dos distintivos de outros famosos clubes nordestinos

Saiba como surgiram os nomes e os emblemas de outros conhecidos clubes do Nordeste

José Renato Publicado em 19/07/2021, às 13h56 - Atualizado às 15h37

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Emblemas de três equipes nordestinas muito conhecidas nacionalmente - Getty Images/ Divulgação
Emblemas de três equipes nordestinas muito conhecidas nacionalmente - Getty Images/ Divulgação

ICASA (CE)

Seu nome foi herdado da Icasa, Indústria e Comércio de Algodão S/A. Uma engrenagem comum nessa indústria aparece em seu escudo, que tinha a letra "i", inicial, como representação de uma chaminé da fábrica. Complementam o escudo oito estrelas, relativas ao octacampeonato juazeirense.

Em 1996, o Icasa fechou as portas e foi substituído pelo Juazeiro Empreendimentos Esportivos Ltda., time de vida curta. Em 2002, o Icasa ressurgiu não como Esporte Clube, mas como Associação Desportiva Recreativa e Cultural Icasa.

Pois bem, era uma outra equipe, que, no entanto, manteve as mesmas cores, escudo e torcida do antigo Icasa. Um detalhe, o "i" não era mais uma chaminé.

IBIS (PE)

Historicamente conhecido como a pior equipe de futebol do mundo, o Íbis Sport Club soube muito bem como utilizar esse fato a seu favor, transformando-o em uma jogada de marketing, o que o levou a ser um dos times mais conhecidos do Brasil.

O pássaro negro presente no distintivo é o íbis, uma ave com pescoço longo que era venerada por alguns povos do Egito. O time foi fundado na década de 1930 por uma empresa de tecelagem e, depois da morte de seu proprietário, passou a ser dirigido por um funcionário da empresa, que ficou conhecido como o único torcedor do Ibis.

FLAMENGO (PI)

Trata-se de uma das mais tradicionais equipes de futebol do Piauí. Não há como negar a semelhança da equipe piauiense com sua homônima carioca, principalmente porque seu distintivo, suas cores e seu uniforme são iguais.

Aliás, a única diferença está nas iniciais de cada equipe, que constam entrelaçadas no canto superior esquerdo dos distintivos: no carioca está escrito CRF, de Clube de Regatas do Flamengo, enquanto no do rubro-negro do Piauí vemos ECF, de Esporte Clube Flamengo.

Recentemente, como forma de deixar mais clara sua origem, o Flamengo do Piauí adicionou o nome do estado ao escudo. De qualquer forma, não há como negar que essa proximidade com a equipe carioca ajuda a potencializar o crescimento da torcida do time piauiense.