Sportbuzz
Busca
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram SportbuzzSpotify SportbuzzTiktok Sportbuzz
Testeira
Colunistas / José Renato / CLUBES DO NORTE

Conheça a origem dos distintivos de outros clubes do norte do Brasil

Saiba como surgiram os nomes e os emblemas de outros clubes nortistas

José Renato Publicado em 20/07/2021, às 16h40 - Atualizado às 17h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Emblemas de quatro equipes do norte do Brasil - Getty Images/ Divulgação
Emblemas de quatro equipes do norte do Brasil - Getty Images/ Divulgação

RORAIMA (RR)

O distintivo do Roraima é uma clara e imediata associação ao distintivo do Fluminense, do Rio de Janeiro, apenas diferenciando-se quanto às iniciais ARC que aparecem no centro do emblema. Tal fato ocorreu em virtude de a maioria dos fundadores do time de Boa Vista ser de torcedores do tricolor carioca.

Essa escolha causou problemas ao time, uma vez que muitos torcedores não aceitaram o fato de estarem associados a uma equipe “grã-fina” (estigma pelo qual o Fluminense é historicamente conhecido).

Essa questão sobre uma imagem elitizada do time foi ainda agravada pelo fato de alguns fundadores do Roraima serem fazendeiros e comerciantes, portanto pessoas da classe alta daquela região. Assim, aproveitando a fundação do Baré, o maior rival da equipe, houve muitas dissidências do Roraima.

YPIRANGA (AP)

A fundação desta equipe de futebol foi resultado da iniciativa de um grupo de jovens que costumavam se encontrar na Paróquia de Nossa Senhora da Conceição, em Macapá. Por conta dessa origem, é exatamente a torre da paróquia que se destaca no distintivo da equipe.

Já as cores azul e preta foram adotadas a partir de uma proposta do italiano Vitório Galliani, padre daquela paróquia e fervoroso torcedor da Internazionale de Milão, cujo distintivo também leva essas cores.

Aliás, o padre orientou os atletas da equipe com valores cristãos até meados da década de 1970, quando os jovens fundadores deixaram de fazer parte do time (fato que pôs fim à ligação entre a equipe e a paróquia).

UNIÃO CACOALENSE (RO)

Equipe da cidade de Cacoal, localizada no estado de Rondônia, o União Cacoalense tem seu escudo formado por uma série de símbolos. Os dois ramos externos foram baseados no brasão da cidade e representam o café e o cacau, os produtos que suportam a economia da cidade. O ano de fundação, 1982, também é indicado.

No centro do distintivo há uma bola de futebol ao fundo, com a letra "u", de União, a qual abriga um firme aperto de mão, que sem dúvida reforça a união da equipe. Já as duas estrelas no alto indicam o bicampeonato estadual, conquistado em 2003 e 2004.

RIO BRANCO (AC)

Equipe mais popular de seu estado, o Rio Branco possui suas cores diretamente associadas à Revolução Acreana (a luta pela libertação frente ao domínio boliviano).

Essa passagem da história do Acre é destacada pelo vermelho, que relembra o sangue derramado pelos cidadãos que morreram na Revolução, e pela enorme estrela no alto do escudo (também presente na bandeira do estado), que homenageia os heróis da Revolução e representa a vitória e a independência do estado.

O nome do clube, homenagem ao barão de Rio Branco, foi sugestão de um dos fundadores, Luíz Mestrinho Filho, que, curiosamente, não assinou a ata da primeira reunião.