Sportbuzz
Busca
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram SportbuzzSpotify SportbuzzTiktok Sportbuzz
Testeira
Colunistas / José Renato / CLUBES PARANAENSES

Conheça a origem dos distintivos de alguns dos principais clubes paranaenses

Saiba como surgiram os nomes e os emblemas dos times do Paraná

José Renato Publicado em 26/07/2021, às 15h43 - Atualizado às 15h49

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Escudos de alguns dos principais times do Paraná - Getty Images/ Divulgação
Escudos de alguns dos principais times do Paraná - Getty Images/ Divulgação

CORITIBA

Fundado em 12 de outubro de 1909 por imigrantes alemães, o Coritiba tem um dos escudos mais tradicionais do futebol brasileiro, que sofreu poucas alterações durante a história.

O escudo do alviverde é formado por um círculo verde, que simboliza o globo terrestre (o verde é homenagem às cores do estado do Paraná, cuja bandeira é verde e branca).

No centro do globo, as iniciais CFC, envolvidas por um desenho branco raiado, representando 12 pinhões (outro símbolo do estado e, diz-se, origem da palavra Curitiba – em guarani, curi’i seria algo como "pinheiro", "pinhão"), em lembrança ao dia 12, data em que o clube foi fundado. Ainda foi acrescida uma estrela amarela, referente ao título brasileiro de 1985.

PARANÁ

As cores do Paraná se baseiam nas duas equipes que lhe deram origem: o Colorado, vermelho e branco, e o Pinheiros, azul e branco. Essa foi a alternativa escolhida, declinando da opção de adotar as cores do estado, verde e branco, o que faria uma indesejável alusão ao rival Coritiba. Para propiciar a associação ao estado, o clube incluiu em seu distintivo dois elementos: a gralha e o pinheiro.

A gralha-azul é a ave considerada símbolo do estado por contribuir com a semeação do outro símbolo local, a araucária, árvore também conhecida como pinheiro-do-paraná. Vale observar ainda que o próprio escudo tem o formato de um pinhão estilizado. As duas estrelas prateadas homenageiam as conquistas do título brasileiro na segunda divisão, em 1992 e 2000.

DOIS VIZINHOS

O distintivo já representa de forma clara o nome da equipe pertencente à cidade paranaense de mesmo nome, bem como o motivo, ao mostrar duas casas estilizadas que indicam os dois vizinhos. No entanto, o nome da cidade se deve ao rio que passa próximo àquela região, que, durante muitos anos, atraiu migrantes de outros estados, principalmente de Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

Segundo historiadores locais, o nome do rio se deve ao fato de existirem, no passado, duas famílias que moravam à beira do rio, e de muitos habitantes da região indicarem o local como rio dos Dois Vizinhos.

CASCAVEL

O lateral Belletti (campeão mundial pelo Brasil em 2002) criou a empresa de gestão esportiva Belletti Sports. Aliado a esse projeto, surgiu o FC Cascavel, mais um time da cidade do norte paranaense, que já teve o Cascavel Esporte Clube, o Cascavel Futebol Clube, o Cascavel S/A e o Cascavel Clube Recreativo.

Em todos esses times, sem exceção, a cascavel era o destaque no escudo. Claro, isso se devia ao nome da cidade, que veio da história contada por um grupo de colonos da região na década de 1920, os quais, ao descansar na beira de um rio, depararam com um grande ninho de cobras cascavéis. No entanto, desde 2009, o time aposentou a cascavel e passou a adotar a catedral de Cascavel como fundo no escudo.