Sportbuzz
Busca
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram SportbuzzSpotify SportbuzzTiktok Sportbuzz
Testeira
Colunistas / José Renato / CLUBES GAÚCHOS

Conheça a origem dos distintivos de alguns dos principais clubes gaúchos

Saiba como surgiram os nomes e os emblemas dos times do Rio Grande do Sul

José Renato Publicado em 30/07/2021, às 13h56 - Atualizado às 14h36

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Escudos dos principais times do Rio Grande do Sul - Getty Images/ Divulgação
Escudos dos principais times do Rio Grande do Sul - Getty Images/ Divulgação

CAXIAS

O curioso distintivo do Caxias faz forte referência à sua cidade-sede localizada na serra gaúcha, Caxias do Sul, onde a atividade metalúrgica é predominante. Assim, o formato do distintivo representa uma engrenagem de nove dentes, peça característica desse tipo de indústria. Já a cor grená é alusiva à uva, amplamente cultivada na região, e ao vinho, produzido pelos imigrantes italianos que colonizaram a cidade e seus descendentes.

A tradicional equipe gaúcha foi a primeira do interior rio-grandense a participar de um Campeonato Brasileiro.

GRÊMIO

Trata-se de um dos mais tradicionais e emblemáticos times do futebol brasileiro. Sabe-se que, desde o início, o distintivo do Grêmio era muito parecido com o atual; a diferença era que na faixa preta estava a palavra “Foot-Ball” em destaque e não havia o ano de fundação da equipe.

O escudo gremista lembra uma bola e possui três estrelas na parte superior que dizem respeito ao Campeonato Mundial, alcançado em 1983, à Copa Libertadores, conquistada no mesmo ano, e ao Campeonato Brasileiro, vencido em 1981.

Além disso, alguns outros detalhes: acima da faixa preta, onde se lê a palavra Grêmio, está o ano de fundação do clube, 1903; e, abaixo, a sigla FBPA, que significa Foot-Ball Porto-Alegrense. Aqui, vale ressaltar que o nome do time é Grêmio Foot-Ball Porto-Alegrense, e não Grêmio de Futebol Porto-Alegrense, como muitos costumam pensar.

INTERNACIONAL

A história da transformação do escudo do Internacional é longa, embora com pequenas alterações significativas. Seu primeiro distintivo se resumia às iniciais do clube, SCI, em vermelho. Depois, foi inserido um anel branco com uma borda em vermelho na parte externa do distintivo. A seguir, foi feita uma inversão na combinação das cores. Após essa mudança, incluíram-se estrelas alusivas às conquistas de títulos; mas elas foram logo substituídas por uma única coroa localizada na parte superior do distintivo.

Em 2009, ano do centenário do clube, um novo escudo foi criado. Ele traz a inclusão do nome do time, S. C. Internacional (algo inédito até então), bem como o ano de sua fundação, porém excluiu a coroa.

JUVENTUDE

O Juventude é a equipe mais antiga de Caxias do Sul, na Serra Gaúcha, tendo sido fundado em 1913. O distintivo atual traz o desenho de uma bola, mas o curioso é que ele foi inspirado no escudo de outra equipe do mesmo estado, o Gaúcho, da cidade de Passo Fundo, que adotava um distintivo similar em meados da década de 1950.

Para completar o brasão, o Juventude adotou o uso de duas estrelas na parte superior, que representam suas duas conquistas nacionais: o Campeonato Brasileiro da segunda divisão, de 1994, e a Copa do Brasil de 1999, o maior título da história do alviverde, ainda mais emblemático por ter sido conquistado no estádio do Maracanã.