Sportbuzz
Busca
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram SportbuzzSpotify SportbuzzTiktok Sportbuzz
Testeira
Colunistas / José Renato / CLUBES DO MATO GROSSO DO SUL

Conheça a origem dos distintivos das principais equipes do Mato Grosso do Sul

Saiba como surgiram os nomes e os emblemas dos principais times do Mato Grosso do Sul

José Renato Publicado em 15/07/2021, às 13h57 - Atualizado às 15h51

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Escudo dos principais times do Mato Grosso do Sul - Getty Images/ Divulgação
Escudo dos principais times do Mato Grosso do Sul - Getty Images/ Divulgação

OPERÁRIO (MS)

Com uma origem humilde, a equipe surgiu a partir de iniciativas de operários da construção civil, ainda quando sua cidade-sede fazia parte do antigo estado do Mato Grosso.

O Operário é uma tradicional equipe do futebol brasileiro, embora nos últimos anos o time tenha sofrido muito para conseguir sobreviver no futebol. O time viveu seu auge quando chegou às semifinais do Campeonato Brasileiro de 1977, algo inimaginável na época e quase impossível hoje.

O alvinegro de Campo Grande possui um distintivo muito parecido com o de seu grande rival, o Comercial. São quase iguais, a não ser pela cor diferente e por um detalhe próximo à bola localizada na parte superior esquerda do escudo.

CENE

O Clube Esportivo Nova Esperança foi fundado por agricultores com a intenção de promover um hobby durante os finais de semana. Em seu distintivo há uma imponente imagem de um cavalo alado, o Pégaso, figura da mitologia grega que é o símbolo da imortalidade, juntamente com as estrelas que representam conquistas de títulos estaduais.

Segundo as lendas, o Pégaso seria filho de Medusa e Poseidon, deus do mar, nascido a partir da mistura do sangue de Medusa, quando ela foi decapitada por Perseu, com a água do mar. Pégaso foi domesticado por Atena e, a partir da orientação de Zeus, derrubou o guerreiro Belerofonte e se transformou em uma constelação.

UBIRATAN

Equipe fundada em 5 de fevereiro de 1947, o Ubiratan Esporte Clube teve seu grande momento no futebol durante a década de 1990, quando conquistou o título estadual do Mato Grosso do Sul em três oportunidades, em 1990, 1998 e 1999, chegando até a disputar o Campeonato Brasileiro da série C.

Localiza-se na cidade de Dourados, bem próxima à fronteira com o Paraguai (por volta de 120 quilômetros), e já em seu hino é considerado “... o Leão forte e gigante...”. Em seu distintivo vemos o Leão da Fronteira, como o time é conhecido, atravessando uma enorme letra "u", de Ubiratan.

COMERCIAL

Atradicional equipe sul-mato-grossense é uma das grandes campeãs de seu estado. Fundada por alunos do Colégio Dom Bosco, permaneceu no amadorismo durante quase trinta anos, em uma época em que sua cidade-sede ainda fazia parte do antigo estado do Mato Grosso.

O distintivo é muito similar ao da equipe paulista do Santos, com pequenas diferenças. As listras do Comercial são vermelhas e brancas em vez de pretas e brancas, como na equipe paulista. A faixa central é branca com as iniciais do time em preto, enquanto, no distintivo do Santos, a faixa é preta com iniciais brancas. Por fim, a bola localizada no canto superior esquerdo nesse distintivo se parece muito mais com uma bola de vôlei do que com a de futebol.