Sportbuzz
Busca
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram SportbuzzSpotify SportbuzzTiktok Sportbuzz
Testeira
Colunistas / José Renato / RIVALIDADE HISTÓRICA!

Avaí e Figueirense: conheça algumas curiosidades do clássico de Florianópolis

Avaí e Figueirense formam a maior rivalidade do estado de Santa Catarina e uma das maiores do Brasil

José Renato Publicado em 31/05/2021, às 16h19 - Atualizado às 17h36

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Clássico de Florianópolis é como é conhecido o jogo entre Avaí e Figueirense - Getty Images/ Divulgação
Clássico de Florianópolis é como é conhecido o jogo entre Avaí e Figueirense - Getty Images/ Divulgação

AVAÍ X FIGUEIRENSE

Esse é um dos confrontos que mais receberam denominações ao longo dos anos: Derby Catarinense, Fla-Flu de Florianópolis, Fla-Flu catarinense, Jogo das Multidões, Fiava (uma bizarra associação), Clássico dos Clássicos, Fla-Flu florianopolitano, Choque Rei, Avarense e, ultimamente, Clássico de Florianópolis.

Fundação próxima

Equipes fundadas nos anos 1920 – o Figueirense em 1921 e o Avaí em 1923 – foram grandes rivais principalmente durante as primeiras décadas da disputa do estadual, quando o futebol catarinense teve a hegemonia centralizada na capital.

Com o crescimento das equipes do interior, sobretudo do Joinville, o clima de hostilidade entre Avaí e Figueirense adormeceu durante algumas décadas, para voltar a crescer a partir dos anos 1990, quando ambos passaram a ganhar visibilidade nacional, chegando à Série A do Campeonato Brasileiro.

Falhas de Marujo

Logo no primeiro clássico, em 13 de abril de 1923, uma partida emocionante. O Avaí vencia por 3 a 0 até que o goleiro Marujo começou a falhar, e muito, permitindo a espetacular virada do Figueirense, que acabou vencendo por 4 a 3. Muitos ex-jogadores do Avaí tinham atuado pelo rival, o que teria sido uma razão pela rispidez na partida.

Torneio Início

A primeira competição oficial no estado foi o Torneio Início de 1924, que aconteceu em 31 de maio e foi decidido com o clássico. O jogo acabou sem gols. Na prorrogação, vitória alvinegra por 1 a 0.

Avaí ganha de 11

Ocorreu em 20 de fevereiro de 1938, em confronto pelo campeonato da cidade, a maior goleada do Avaí sobre o Figueirense, 11 a 2, na estreia do maior artilheiro do time no clássico, o atacante Saul, que anotou 41 gols em 46 partidas. A maior goleada a favor do Figueirense aconteceu dois anos antes, em 26 de junho de 1936, pelo estadual: 6 a 1.