Sportbuzz
Busca
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram SportbuzzSpotify SportbuzzTiktok Sportbuzz
Testeira

Clássico-Rei: Fique por dentro da rivalidade entre Ceará e Fortaleza

Maior rivalidade do estado do Ceará já envolveu, inclusive, briga entre os mascotes no meio do campo; Confira!

José Renato Publicado em 30/06/2021, às 15h49 - Atualizado às 16h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Conheça mais sobre a maior rivalidade do estado do Ceará - Getty Images/ Divulgação
Conheça mais sobre a maior rivalidade do estado do Ceará - Getty Images/ Divulgação

CEARÁ X FORTALEZA

Devido ao fato de contar com as equipes mais populares do estado, o confronto entre Ceará e Fortaleza passou a ser chamado de Clássico Rei, a partir do abandono, em 1946, do Maguary, que até então mantinha a maior rivalidade local, contra o Ceará. Desde então, Leão e Vozão passaram a protagonizar o maior clássico do estado.

Mascotes não selam a paz

Para se ter ideia da rivalidade entre as torcidas, em 2009, o clássico foi disputado sob o título de Clássico da Paz, em uma tentativa de criar um ambiente mais cordial entre os torcedores. No entanto, momentos antes do começo do jogo, as mascotes das equipes, devidamente fantasiadas de Leão e Vovô, saíram no braço, no meio do campo.

Polêmica nos anos 1910

No Campo do Prado, o Stella, primeira denominação do Fortaleza, e o Ceará, nome recém-assumido, a partir do Rio Branco, decidiram a primeira competição estadual, em 7 de dezembro de 1915.

O time alvinegro levou a melhor ao vencer por 2 a 1 e conquistar o torneio de forma invicta. No entanto, é grande a polêmica envolvendo as edições do campeonato estadual entre os anos de 1915 e 1919.

Para os tricolores, essas competições eram apenas torneios amistosos, pois eram realizadas poucas partidas entre as equipes. Para os alvinegros, que venceram todas as edições, elas foram oficiais e valeram o pentacampeonato estadual. O reconhecimento oficial por parte da federação cearense aconteceu em 2008, quase noventa anos depois.

As maiores goleadas

Em decisão realizada em 15 de fevereiro de 1925, mas ainda válida pelo campeonato de 1924, o Fortaleza conquistou o bicampeonato estadual aplicando a maior goleada em finais entre os rivais. O Tricolor humilhou o Ceará por 6 a 3. Pouco mais de um ano depois, em 17 de julho de 1927, o Fortaleza voltaria a fazer bonito, ao aplicar a maior goleada da história do clássico, 8 a 0.

A maior goleada alvinegra aconteceu em 12 de junho de 1955, em amistoso realizado em seu estádio, o Carlos de Alencar Pinto: 7 a 0.