Sportbuzz
Busca
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram SportbuzzSpotify SportbuzzTiktok Sportbuzz
Testeira
Colunistas / José Renato / CLÁSSICO VOVÔ!

Botafogo e Fluminense: conheça algumas curiosidades do Clássico Vovô

Botafogo e Fluminense protagonizam o clássico mais antigo do Brasil, por isso foi apelidado de Clássico Vovô

José Renato Publicado em 19/08/2021, às 13h57 - Atualizado às 15h41

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Botafogo x Fluminense, uma das maiores rivalidades do Rio de Janeiro - Getty Images/ Divulgação
Botafogo x Fluminense, uma das maiores rivalidades do Rio de Janeiro - Getty Images/ Divulgação

BOTAFOGO X FLUMINENSE

As equipes se enfrentaram pela primeira vez há mais de 100 anos, sendo o clássico mais antigo no Brasil, e por tal motivo apelidado de Clássico Vovô. Clubes originários da zona sul carioca, Laranjeiras e Humaitá, as equipes sempre se identificaram com as classes mais abastadas. No começo do século XX, o futebol era considerado um esporte de elite, praticado e acompanhado por membros da alta sociedade local, o que justifica a antiguidade desse confronto.

8 a 0 ou 6 a 0?

Sempre se acreditou que o primeiro jogo entre as equipes teria sido a goleada do Fluminense por 8 a 0, em 1906, na primeira partida oficial da história do Botafogo. No entanto, há registros da realização de um jogo em outubro de 1905, outra goleada tricolor, dessa vez por 6 a 0.

Uma polêmica de quase nove décadas

Durou quase noventa anos uma polêmica gerada em 1907. As equipes terminaram empatadas o campeonato e cada um reivindicava o título para si. Só em junho de 1996 a federação carioca declarou campeãs as duas equipes, provocando até a mudança no hino do Fogão, já que não era mais “campeão desde 1910”, e sim desde 1907.

Leques e chapéus

A primeira vitória alvinegra no clássico aconteceu apenas no segundo turno do Carioca de 1907, por 4 a 2. Em partida que chegou a ser interrompida no início da etapa final, devido à chuva de leques e chapéus jogados pela torcida em direção do campo.

Maior goleada, título e hino

Em 1910, na decisão do estadual, ocorreu a maior goleada do Botafogo diante do Fluminense, por 6 a 1. Devido à indecisão na definição do título de 1907, aquela conquista, por ser até então a primeira, passou a fazer parte do hino da equipe.