Sportbuzz
Busca
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram SportbuzzSpotify SportbuzzTiktok Sportbuzz
Testeira
Colunistas / José Renato / SUPER CLÁSSICO!

Atlético-MG e Cruzeiro: conheça algumas curiosidades do Super Clássico

Atlético-MG e Cruzeiro protagonizam a maior rivalidade do estado de Minas Gerais

José Renato Publicado em 12/08/2021, às 15h00 - Atualizado às 15h19

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
O clássico entre Atlético-MG e Cruzeiro é popularmente conhecido como Super Clássico - Getty Images/ Divulgação
O clássico entre Atlético-MG e Cruzeiro é popularmente conhecido como Super Clássico - Getty Images/ Divulgação

ATLÉTICO X CRUZEIRO

A primeira grande polêmica que envolve os rivais históricos está relacionada à data do primeiro confronto. Segundo os historiadores cruzeirenses ele aconteceu em 17 de abril de 1921, um amistoso vencido pelo então Palestra por 3 a 0. Para os pesquisadores do Galo, a história teve início cerca de um mês depois, em 15 de maio, pelo campeonato da cidade, vencido pelo Atlético por 2 a 1.

9 a 2

A maior goleada da história do clássico foi vista em 27 de novembro de 1927: 9 a 2 para o Galo. O grande destaque do jogo foi o atleticano Mario de Castro que, segundo relatos, jogou muito, marcando dois gols. Além disso a partida foi marcada por certa vingança do Galo, que estava com o Palestra entalado na garganta desde uma derrota, meio que surpreendente, por 5 a 3 em 1925, em uma época em que a rivalidade entre eles nem era tão grande assim.

Pelo lado cruzeirense, a rivalidade maior era frente o América, e segundo relatos do atacante Ninão ao jornal 'O Estado de Minas', anos mais tarde, os jogadores entregaram o jogo para evitar uma partida desempate entre América e Atlético, o que aconteceria em caso de vitória cruzeirense, no entanto quando se deram conta do placar, já era tarde.

Surge o Super Clássico

A rivalidade se acirrou a partir do final dos anos 1920, quando o então Palestra Itália, atual Cruzeiro, conquistou seu primeiro tricampeonato (1928/29/30), e interrompeu a sequência de títulos do Galo, que tinha sido bicampeão nos anos de 1926 e 1927. Até aquele momento, o Atlético considerava como maior ameaça, o América, vencedor de dez dos onze primeiros estaduais, entre os anos de 1916 e 1925. A substituição do América pelo Cruzeiro para a condição de maior rival do Atlético, fez os confrontos receberem o nome de “Super Clássico”.