Sportbuzz
Busca
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram SportbuzzSpotify SportbuzzTiktok Sportbuzz
Testeira

Atletiba: conheça algumas curiosidades do maior clássico do Paraná

Athletico Paranaense e Coritiba formam a maior rivalidade do estado e uma das maiores do Brasil

José Renato Publicado em 07/06/2021, às 18h04

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
O clássico Atletiba é o maior do estado do Paraná - Getty Images/ Divulgação
O clássico Atletiba é o maior do estado do Paraná - Getty Images/ Divulgação

ATHLETICO X CORITIBA

O Club Atlhetico Paranaense é fruto da fusão de dois rivais do Coritiba, América e Internacional, e foi fundado em 21 de março de 1924. As cores rubro-negras vieram de cada um desses clubes. O preto, do Internacional, e o vermelho, do América. Logo na primeira partida, válida pelo campeonato daquele ano, o Coritiba goleou por 6 a 3, dando início ao clássico Atletiba.

Cotejo da Rivalidade

O clássico também ficou conhecido como Cotejo da Rivalidade, a partir de livro escrito por Francisco Cardoso, em 1945, que trabalhava na seção de esportes do jornal curitibano Gazeta do Povo.

Taça Fox

Em 1925, a Sociedade de Socorros aos Necessitados convidou as equipes para disputar uma partida amistosa e beneficente pela posse de uma taça, que seria entregue por um representante dos calçados “Fox”.

As duas primeiras partidas acabaram empatadas por 1 a 1. Aliás, há certos questionamentos sobre o fato de terem acontecido dois jogos por esta taça em 1925. Segundo Francisco Cardoso, autor do primeiro livro sobre o clássico em 1945, “O Cotejo da Rivalidade Através dos Tempos”, foram dois jogos, empatados por 1 a 1. Já para outros historiadores mais recentes, apenas um jogo.

A importância histórica desta Taça se deve por ela ser a primeira em disputa direta entre as duas equipes. Por se tratar de uma disputa amistosa, apenas em 1927 ressurgiu o interesse em saber quem ficaria de posse dela. A partida seguinte acabou 4 a 4.

A indefinição de um vencedor serviu para esquentar ainda mais o clima entre os torcedores. No dia 27 de março daquele ano, enfim a vitória sorriu para um dos lados, e foi para o do Coritiba, por 1 a 0, que ficou com a posse da Taça Fox.