Sportbuzz
Busca
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram SportbuzzSpotify SportbuzzTiktok Sportbuzz
Testeira
Colunistas / José Renato / CLÁSSICO REI!

ABC e América: conheça algumas curiosidades do Clássico Rei

ABC e América protagonizam a maior rivalidade do estado do Rio Grande do Norte

José Renato Publicado em 23/08/2021, às 15h00 - Atualizado às 15h21

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
O clássico entre ABC e América é conhecido como Clássico Rei - Getty Images/ Divulgação
O clássico entre ABC e América é conhecido como Clássico Rei - Getty Images/ Divulgação

ABC X AMÉRICA

ABC e América se enfrentaram pela primeira vez em 26 de setembro de 1915, com vitória alvinegra por 4 a 1, em partida na Praça Pedro Velho.

Segundo os jornais da época, por ter jogadores que, a principio, eram de grande qualidade técnica, uma vez que já tinham se reunido para enfrentar outros adversários, a equipe do ABC decidiu jogar com um time reserva, formado por jogadores com menor habilidade técnica, no intuito de evitar maiores constrangimentos ao seu adversário cujos jogadores se reuniam pela primeira vez. Algo pouco esperado, para estes dois adversários, que por possuírem as maiores torcidas do estado disputam o Clássico Rei.

Goleadas do ABC

O ano de 1935 rendeu uma grande temporada para o ABC, que conquistou o tetracampeonato estadual e, aplicou em 28 de julho uma goleada de 7 a 0 no rival. Dez anos depois, em 14 de outubro de 1945, o ABC aplicou a maior goleada na história do clássico, 8 a 1.

Goleadas do América com títulos

Após uma longa sequência de insucessos diante do ABC, o América conquistou o título estadual de 1946, ao golear o rival por 5 a 1, em partida realizada em 23 de fevereiro de 1947. No estadual de 1948 o América novamente viria a conquistar o título com mais uma goleada nos alvinegros, 4 a 1, em 21 de dezembro daquele ano.

Burro Preto

Após um ano ausente das competições oficiais, o ABC voltou a disputar e conquistar o estadual em 1953, superando o América por 3 a 2, em 2 de maio de 1954. Um dia depois do clássico, o zagueiro americano Barbosa, o Burro Preto, conhecido por sua braveza, foi esfaqueado durante briga com torcedores rivais. Aliás, Burro Preto passou para a história do futebol potiguar como um grande brigão que, por várias vezes, mandou as vitimas de suas agressões para o hospital.