Sportbuzz
Busca
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram SportbuzzSpotify SportbuzzTiktok Sportbuzz
Futebol / JÁ PENSOU?!

Zico revela ter recebido proposta para ser técnico do Palmeiras e explica motivo por não ter aceitado

Ídolo do Flamengo quase se tornou treinador do Verdão no ano de 1995

Lucas Miluzzi Publicado em 15/06/2020, às 15h53 - Atualizado às 16h19

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Zico quase foi treinador do Palmeiras em 1995 - GettyImages
Zico quase foi treinador do Palmeiras em 1995 - GettyImages

Recententente, José Carlos Brunoro revelou durante uma live realizada pelo site Nosso Palestra que Zico teria sido escolhido como o substituto ideal para Vanderlei Luxemburgo no comando do Palmeiras, em 1995. O ídolo do Flamengo era o nome favorito do Verdão para dar continuidade a vitoriosa "Era Parmalat". 

As conversas entre Zico e a diretoria do time paulista teriam acontecido depois do bicampeonato brasileiro de 1994. Na época, Luxa decidiu trocar o Palmeiras pela equipe rubro-negra carioca e o primeiro nome para substituí-lo era o de Zico. 

Em entrevista ao jornalista Paulo Vinicius Coelho, o ídolo flamenguista explicou o motivo por não ter aceitado a proposta do Verdão naquele período. O ex-jogador afirmou que não tinha interesse em trabalhar no Brasil devido a sua forte relação com o Flamengo. 

"Sim, o Brunoro, assim que saiu o Vanderlei Luxemburgo, me ligou e disse que não iria chamar ninguém sem antes falar comigo. Ele me convidou para ser técnico do Palmeiras. Eu falei que naquele momento não era o meu objetivo. Não tinha interesse nenhum e não iria trabalhar no Brasil, inclusive pela minha relação com o Flamengo", explicou. 

Nas últimas semanas, Vanderlei Luxemburgo e Zico se reuniram por meio de uma live e debateram sobre o futebol modernoe a forma de trabalho nas categorias de base. Ambos concordaram que é preciso mudar algumas coisas e voltaram a exaltar o futebol raiz. 

O técnico alviverde até sugeriu a construção de alguns campos menores com gramados irregulares para um maior preparo dos novos jogadores. Luxa ressaltou a importância da prática do futebol como esporte e pediu para deixar a tática um pouco de lado nas categorias de base

"Não tinha esse negócio de não botar a bunda no chão. A gente botava a bunda no chão no barrão, jogava duro. Agora está meio diferente, o pessoal reclama. Eu sou adepto até, nos CTs modernos por aí, deveriam fazer para as categorias de 10 a 14 anos, campos menores e ruins, campo esburacado, porque aí que você pega toda a destreza de jogar futebol, a habilidade, a bola muda de direção e você tem que raciocinar rápido. Nós aprendemos assim, num terreno de 10 por 10, no paralelepípedo. Agora você vê e as escolinhas são todas com grama sintética, a bola não muda de direção nunca", disse. 

Vanderlei Luxemburgo ainda deu continuidade sobre as críticas que fez para as categorias de base de clubes no Brasil e pediu uma maior atenção para a formação técnica do atleta. 

"Hoje isso é esquecido, estão muito mais preocupados com a parte tática, mas essa é a nossa essência. Nós jogamos tantos anos juntos, quantos gols você fez, quantas situações foram criadas que você tinha que mudar na hora o seu raciocínio. Os campos eram ruins e obrigavam a gente a mudar o raciocínio", afirmou.

Zico não ficou atrás e concordou com o treinador do Palmeiras: "A grande diferença dos jogadores anteriores era essa, ter que usar a criatividade e a intuição na mudança de situação, do que iria acontecer. Não que os de hoje não façam isso, talvez se eles tivessem na mesma posição, eles poderiam utilizar mais esse tipo de raciocínio. Hoje isso não é tão necessário, porque os campos, veja o exemplo do Campeonato Paulista, são maravilhosos de se jogar. (...) Mas não dá para se comparar épocas, era diferente", concluiu.


5 itens do seu time do coração que você não pode ficar sem

1- Camisa Adidas São Paulo 2018 - https://amzn.to/31uv12K

2- Livro Maquete 3D Estádio Vila Belmiro - https://amzn.to/2IZ3AaY

3- Mochila Corinthians - https://amzn.to/2psy3ax

4- Caneca com Abridor,  Flamengo - https://amzn.to/31uUJnQ

5- Fone de Ouvido Cruzeiro - https://amzn.to/33GhR4d

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, o SportBuzz pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.