Sportbuzz
Busca
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram SportbuzzSpotify SportbuzzTiktok Sportbuzz
Futebol / PENDUROU AS CHUTEIRAS!

Neto, zagueiro sobrevivente da tragédia da Chapecoense, anuncia sua aposentadoria do futebol

O ex-jogador não suportava mais as dores na coluna e no joelho

Lucas Miluzzi Publicado em 13/12/2019, às 14h41

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Neto participou da partida festiva que a Chapecoense fez contra o Barcelona em 2017 no Camp Nou - GettyImages
Neto participou da partida festiva que a Chapecoense fez contra o Barcelona em 2017 no Camp Nou - GettyImages

O zagueiro Neto, sobrevivente da tragédia aérea que envolveu a Chapecoense em 2016 e matou 71 pessoas que estavam abordo do voo LaMia 2933, anunciou que pendurou as chuteiras. O agora ex-jogador tentava se recuperar a dois anos para voltar a jogar pela Chape, mas as dores fortes no corpo não o deixaram realizar esse desejo.

O clube trabalhava com ex-atleta desde março para que ele voltasse a entrar em campo e defendesse as cores dos Guerreiros de Condá. Neto até recebeu as boas vindas de todo elenco que fez o tradicional “corredor polonês” para recepcionar o até então zagueiro da equipe.

Em entrevista ao Globoesporte, Neto comentou sobre a decisão, colocou as intensas dores como o principal fator de sua aposentadoria e até revelou um desejo no qual não conseguiu realizar.

“Paro. Já estava alinhado com os médicos e com o clube. Queria fazer uma despedida, um jogo, mas optei por não. Fui convidado a entrar no último minuto contra o CSA, mas não optei por não fazer. Claro que tenho um carinho pelo torcedor e seria um presente ao torcedor, mas a vida é um presente. Tinha intenção muito grande de estar em campo por um minuto ou 10, que sejam.”, afirmou.

O ex-jogador também falou quais partes do corpo estavam mais desgastadas, que não interferiam no dia-dia, mas na hora de treinar em alto nível atrapalhavam o rendimento do ex-atleta constantemente.

“Meu corpo não aguentava mais. As dores eram maiores que o prazer. Conversei com os médicos e logo vai ter um comunicado oficial do clube. Aparentemente, no dia-a-dia não tinha dores, mas nos treinos em alto nível o corpo não aguentava as dores no joelho e na coluna, que foram o que mais me entristeceram no final e me tiraram do campo”, completou.

Neto ao lado de Jackson Follman e Allan Ruschel na partida contra o Barcelona em 2017  Crédito: GettyImages

O planejamento da atual diretoria da Chapecoense é integrar Neto a alta cúpula de dirigentes que comanda o futebol do clube. Neto já deu sinal positivo para essa possibilidade e seria uma boa saída para o ex-jogador que pretende morar definitivamente em Chapecó.

“Estou enraizado aqui, antes da tragédia pensava em morar aqui. Lembrava da conversa com Maurinho (Stumpf, dirigente morto na tragédia) e minha renovação passava por isso. Se renovasse ia comprar apartamento para morar aqui. Para mim é uma satisfação estar aqui, viver o que tenho vivido. Aqui a gente recebe o carinho do torcedor e entendem que a gente ama o clube e a cidade - disse no evento que marcou os três anos do acidente.”, confessou

Mesmo sem jogar e agora com 34 anos, Neto seguiu como o componente importante fora das quatro linhas na luta para ajudar as famílias que perderam seus entes queridos no acidente. Em setembro deste ano, ele foi até a Inglaterra onde protestou em frente à sede da Aon, empresa responsável pelo seguro do avião.

Lembrando que o ex-atleta foi o último a ser resgatado no acidente e um dos que ficaram com mais sequelas, por isso, o longo período para sua recuperação. O ex-zagueiro possuía contrato com a Chape até o fim de 2021 e tinha o planejamento de voltar a atuar ainda este ano.

Com sua aposentadoria, Neto deixa uma história de superação dentro e fora do esporte. O ex-jogador nasceu no Rio de Janeiro e foi revelado pelo Francisco Beltrão, do Paraná. Teve passagens marcantes por Guarani e Santos, mas foi na Chapecoense onde se destacou e venceu o título da Copa Sul-americana de 2016.


5 itens da Chapecoense que todo torcedor vai amar

1- Bola Chapecoense - https://amzn.to/2MDQguU

2- Viva Como se Estivesse de Partida - https://amzn.to/2N06tcO

3- CerveGela Chapecoense - https://amzn.to/2JdKoXk

4- Camisa Umbro Chapecoense I 2019 Jogador - https://amzn.to/31yxDg1

5- Caneca Chopp Chapecoense - https://amzn.to/33S75Ik

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, o SportBuzz pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.