Sportbuzz
Busca
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram SportbuzzSpotify SportbuzzTiktok Sportbuzz
Futebol / REVELAÇÕES!

Wagner Pires de Sá divulga carta após novo balanço revelar déficit 170% maior no Cruzeiro

Ex-presidente Cruzeirense afirmou ter apresentado a situação financeira do clube por meio de tabelas e gráficos

Izabella Macedo Publicado em 05/02/2020, às 19h26

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Ex-presidente do Cruzeiro divulga carta após publicação de balanço financeiro do clube - YouTube/Cruzeiro Esporte Clube
Ex-presidente do Cruzeiro divulga carta após publicação de balanço financeiro do clube - YouTube/Cruzeiro Esporte Clube

Mais um capítulo envolvendo a gestão financeira do Cruzeiro chegou à tona nesta quarta-feira, 5. Segundo o site Globo Esporte, o ex-presidente do clube, Wagner Pires de Sá, se pronunciou através de uma carta depois que o balanço orçamentário do clube foi refeito pela atual gestão.

A nova análise revelou que o déficit do clube era superior em 170% do que foi apresentado por Wagner em sua gestão. De acordo com o ex-dirigente, ele mostrouatravés  de "tabelas e gráficos a terrível situação financeira que já se encontrava o clube".

"Mostrei e demonstrei através de tabelas e gráficos a terrível situação financeira em que já se encontrava o clube, com um perfil da dívida extremamente comprometedor. Da dívida total em torno de 400 milhões de reais, o Cruzeiro teria que pagar quase que de imediato cerca de 300 milhões de reais, importância essa representada por salários, direitos de imagem e bichos atrasados, impostos federais e municipais, a maioria deles já em fase de execução fiscal. Atrasados com nossas responsabilidades junto a Minas Arena e diversos fornecedores e principalmente o que chamamos de dívida FIFA (compra de jogadores e direitos de comissões de intermediações não quitados anteriormente)", escreveu.

Nesta quinta-feira, 5, o novo balanço erá apreciado pelo novo Conselho Deliberativo da Raposa. A assinatura dos seis integrantes do conselho fiscal constam no documento e o processo contou com uma auditoria independente. De acordo com os números apresentados em abril do ano passado, o déficit do clube era de R$27.236.795,00.

O novo documento, no entanto, mostra que esse valor em 2018 foi superior a R$ 73 milhões. Wagner Pires de Sá afirmou que seu trabalho para aprovação desses números foi feito de forma transparante.

"Reuni com a maioria dos Conselheiros em pequenos grupos de forma a dar o máximo de informação e dirimir quaisquer dúvidas quanto a situação financeira e contábil do clube. Por fim convoquei uma Assembleia Geral para solicitar um empréstimo internacional (com taxas e juros menores do que os praticados no Brasil além de um prazo mais dilatado de forma a melhorar o perfil da nossa dívida), que, a nosso ver, seria a única forma do clube sair desta terrível situação", continuou.

"O Cruzeiro tem uma despesa anual em torno de 80 milhões de reais. Mostrei através de números e gráficos que nossa dívida ultrapassaria a casa de um bilhão de reais para os próximos 4 anos caso não fosse tomada as providencias por nós recomendadas", finalizou.

Confira a carta do ex-presidente na íntegra.

"Desde os primeiros momentos de nossa gestão fizemos questão de apresentar ao egrégio Conselho Deliberativo do Cruzeiro Esporte Clube as entranhas de todas suas contas contábeis e financeiras , até mesmo porque o próprio conselho solicitou a contratação de uma segunda Auditoria Externa, tendo em vista algumas incongruências encontradas no primeiro Balanço do exercício de 2017. Que foi aprovado posteriormente com ressalvas.

Mostrei e demonstrei através de tabelas e gráficos a terrível situação financeira em que já se encontrava o clube com um perfil da dívida extremamente comprometedor. Da dívida total em torno de 400 milhões de reais o Cruzeiro teria que pagar quase que de imediato cerca de 300 milhões de reais, importância essa representada por salários, direitos de imagem e bichos atrasados, impostos federais e municipais a maioria deles já em fase de execução fiscal. Atrasados com nossas responsabilidades junto a Minas Arena e diversos fornecedores e principalmente o que chamamos de dívida FIFA (compra de jogadores e direitos de comissões de intermediações não quitados anteriormente). À época não acusei ou responsabilizei gestões ou gestores anteriores ,mas, sim ao sistema praticado e ainda em curso do futebol brasileiro. A conta não fecha. O salário dos jogadores são extremamente altos para as condições econômicas brasileiras. Para se ter uma equipe competitiva e entre as melhores do país o esforço financeiro é muito grande, principalmente porque as fontes de renda da maioria dos clubes provêm de transmissões de televisão que privilegia uns pouquíssimos clubes brasileiros

Reuni com a maioria dos Conselheiros em pequenos grupos de forma a dar o máximo de informação e dirimir quaisquer dúvidas quanto a situação financeira e contábil do clube. Por fim convoquei uma Assembleia Geral para solicitar um empréstimo internacional (com taxas e juros menores do que os praticados no Brasil além de um prazo mais dilatado de forma a melhorar o perfil da nossa dívida), que, a nosso ver , seria a única forma do clube sair desta terrível situação. Só para exemplificar – o custo de nossa dívida a curto- prazo, gira em torno de 1,8% ao mês, entre encargos financeiros , multas e despesas cada vez maior com advogados, ou seja, cerca de 5 milhões e quatrocentos mil reais ao mês que somado as prestações da dívida consolidada (Profut e Refis) o Cruzeiro tem uma despesa anual em torno de 80 milhões de reais. Mostrei através de números e gráficos que nossa dívida ultrapassaria a casa de um bilhão de reais para os próximos 4 anos caso não fosse tomada as providencias por nós recomendadas.

Ironicamente criou-se um clichê de não transparência das contas do Cruzeiro Esporte Clube.

O Cruzeiro é hoje o clube mais transparente do Brasil. Nossa contas , documentos, contratos e registros gerais estão nas mãos de todos os nossos conselheiros, do Conselho Fiscal, da policia estadual, federal, Ministério Público e principalmente da imprensa e rede social.

Em 2018 ganhamos o campeonato mineiro e o Hexa da copa do Brasil. Iniciamos 2019 ganhando o campeonato mineiro e fizemos uma das melhores performance na fase de classificação da Libertadores. O Cruzeiro era considerado pela crônica esportiva e por seus torcedores um dos melhores entre os maiores clubes brasileiros. Inexplicavelmente o time parou de ganhar apos o empate com o River Plate. Não havia salários atrasados nem ainda crise politica criada exatamente e providencialmente após nossos revezes.

Foi um ataque programado cruel e covarde, criando antes das partidas do clube situações de instabilidade na tentativa de prejudicar a performance da equipe, culminando com uma reportagem dirigida, veiculada através de uma das maiores órgãos da imprensa brasileira, denegrindo o Clube e seus gestores. O baque e o golpe foi sentido pelo clube. Perdemos o empréstimo já contratado e em fase conclusiva com um grupo financeiro internacional (um Banco Inglês). E com certeza nos levou ao rebaixamento".


5 itens que todo torcedor do Cruzeiro precisa ter

1- Almanaque do cruzeiro - https://amzn.to/2MZbr9J

2- Caneca Gel Cruzeiro Escudo - https://amzn.to/32FNYBe

3- Camisa Umbro Cruzeiro Oficial 1 2019 - https://amzn.to/2W7ZAKM

4- Conjunto 4 Copos Dose Olé - Cruzeiro Escudos - https://amzn.to/2W6hAFd

5- Boné Aba Reta Cruzeiro - https://amzn.to/33PPcK2

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, o SportBuzz pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.