Sportbuzz
Busca
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram SportbuzzSpotify SportbuzzTiktok Sportbuzz
Futebol / LUTA

Vinícius Jr sobre prisão de torcedores na Espanha: "Sou algoz de racistas"

Atacante do Real Madrid e da Seleção Brasileira se posiciona sobre prisão de torcedores que fizeram ofensas racistas contra ele em jogo da LaLiga

Vinícius Jr comemora condenação de racismo na Espanha - Getty Images
Vinícius Jr comemora condenação de racismo na Espanha - Getty Images

Em preparação com a Seleção Brasileira, Vinícius Jr comemorou nas redes sociais a condenação de 3 torcedores espanhóis por racismo praticado contra ele. Os atos aconteceram quando o Real Madrid enfrentou o Valência.

A condenação dos torcedores racistas foi resultado de uma denúncia feita diretamente pela LALIGA às autoridades espanholas. O presidente da Liga Espanhola, Javier Tebas, disse entender a frustração pelo tempo que levou para a sentença ser proferida.

"Nesse sentido, da parte da LALIGA só podemos respeitar os tempos da justiça e exigir que a legislação espanhola evolua para que a LALIGA tenha poderes sancionatórios que possam acelerar a luta contra o racismo", acrescentou o presidente"
afirmou o presidente da LALIGA, Javier Tebas."

Mesmo com a épica vitória conquistada nessa batalha, o final do post de Vini, quando ele diz que vem mais por aí, mostra o tamanho da guerra que o brasileiro ainda tem pela frente nessa luta contra a descriminação racial. Já foram mais 20 casos de racismo contra o atacante brasileiro levados à justiça pela LALIGA. 7 foram arquivados, mas 14 casos estão em investigação ou ainda correm na justiça.

Discursos de ódio caem nas redes sociais

O racismo existe, porém, está sendo combatido. Dados do sistema de monitoração do ódio no esporte mostram que as discussões envolvendo discurso de ódio em geral caíram 45% e as manifestações racistas nas redes sociais diminuiram 90% nesta temporada, segundo a LALIGA.

Foco na Seleção

Depois de uma temporada inesquecível, em que conquistou o Campeonato Espanhol e a Liga dos Campeões da Europa, Vini Jr segue treinando com a Seleção. Ele será titular no amistoso da equipe brasileira contra os Estados Unidos. Seá o último jogo antes da Copa América, que começa no dia 9, nos Estados Unidos.