Sportbuzz
Busca
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram SportbuzzSpotify SportbuzzTiktok Sportbuzz
Futebol / UEFA

Vice-presidente da Uefa fala em manutenção do Fair Play Financeiro e possíveis mudanças na Champions

Entidade máxima do futebol europeu indicou que calendário vai priorizar a conclusão de ligas, modificando as competições continentais

Gabriela Santos Publicado em 26/03/2020, às 13h08

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Vice-presidente da Uefa fala em manutenção do Fair Play Financeiro e possíveis mudanças na Champions - GettyImages
Vice-presidente da Uefa fala em manutenção do Fair Play Financeiro e possíveis mudanças na Champions - GettyImages

A paralisação das competições esportivas por conta da pandemia de coronavírus forçou a Uefa a tomar medidas que afetaram diretamente o calendário europeu. A entidade máxima do futebol da Europa teve de adiar em um ano a disputa da Eurocopa e mudar as datas das decisões da Liga dos Campeões e da Liga Europa.

De acordo com o vice-presidente da Uefa, Michele Uva, a entidade está até mesmo disposta a modificar a forma dos torneios continentais entre clubes. Em entrevista ao jornal TuttoSport, o dirigente italiano, que cumpre isolamento em Roma, tentou fazer projeções sobre a volta dos torneios e relembrou a decisão da Uefa de dar espaço para que ligas ao redor do continente sejam concluídas.

“Demos prioridade à conclusão dos campeonatos nacionais, obviamente com a integração das janelas para concluir as copas europeias. A comissão da Uefa com o ECA tem várias soluções sobre a mesa, para trabalhar em harmonia, mesmo com opções de datas excedentes. Todas as fórmulas são possíveis. Só teremos a resposta quando os campeonatos nacionais forem retomados. Não pensamos de forma egoísta, colocando as copas internacionais na primeira fila”, disse.

Questionado se o novo formato seria uma espécie de playoff encurtado com os times que avançaram na Champions, Michele Uva deixou claro que a possibilidade não está excluída.

“Não descartamos. Depende das datas que teremos disponíveis e dos cenários que serão criados. Adiamos oficialmente as finais da Champions e da Liga Europa, inicialmente marcadas para maio. O importante é conseguir dar os troféus. A discussão está aberta sobre a fórmula”, disse.

O italiano, que está logo abaixo do presidente Aleksander Ceferin na linha de poder da Uefa deu indícios que a disputa da Eurocopa em 2021 pode trazer o sentimento de deixar o continente "ainda mais forte" e indicou que a novas datas para a realização da Eurocopa feminina e a Euro sub-21 dependerão da confirmação da Olimpíadas de Tóquio, que ainda não têm nova data anunciada.

O vice-presidente disse que o sacrifício financeiro feito pela entidade foi pensado para beneficiar o sistema europeu de futebol, dentro das reservas de defesa financeira da Uefa. Uva ainda esclareceu que a confederação pode até modificar, mas não desativará o Fair Play Financeiro por conta da provável crise econômica mundial.

“Uma coisa é certa: o Fair Play Financeiro e os sistemas de controle estarão lá e não serão congelados. Não serão cancelados, mesmo que possam ser adotadas soluções para lidar com o tsunami que varreu o mundo e, portanto, também o futebol”, declarou.

Retorno dos jogos

Michele Uva ainda comentou uma declaração do prefeito de Bérgamo, que classificou como “bomba biológica” a partida entre Atalanta e Valencia, pelas oitavas de final da Champions League, e justificou que os especialistas não apontaram evidências que a partida teria contribuído para a proliferação do coronavírus na Itália, mas disse que os dirigentes devem tomar cuidado com a retomada dos jogos, indicando que a presença dos torcedores precisa ser gradual.

“Autoridades políticas e esportivas decidirão sobre isso. Acredito que a recuperação gradual é a mais provável no momento. Quando começarmos, as pessoas terão um forte desejo por futebol e esporte. Portanto, teremos que ter cuidado para encher estádios. Obviamente, isso só será necessário quando estivermos em total segurança. A presença nos estádios será recorde”, completou Michele Uva.


5 itens de times internacionais que todo amante do futebol vai querer ter

1- Camisa Juventus 1985 Retrô - https://amzn.to/2JeQQgo

2- Caneca Scandinavia Real Madrid - https://amzn.to/2oh7iWs

3- Porta Tênis c/ 2 divisões Manchester City - https://amzn.to/32GlAin

4- Funko Pop! Paris Saint-Germain Kylian Mbappé - https://amzn.to/2pJkLGO

5- Bola Bolsa Esportiva Barcelona - https://amzn.to/2MGSGsQ

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, o SportBuzz pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.