Sportbuzz
Busca
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram SportbuzzSpotify SportbuzzTiktok Sportbuzz
Futebol / ESPECIAL SPORTBUZZ!

Veja as sete vezes que a La Bombonera se calou diante dos brasileiros!

Nesta semana, o templo mais místico do futebol comemora 80 anos de sua construção

Pedro Ungheria Publicado em 27/05/2020, às 12h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
La Bombonera ficou conhecida como um dos maiores templos do futebol mundial! - GettyImages
La Bombonera ficou conhecida como um dos maiores templos do futebol mundial! - GettyImages

Quando falamos de futebol, muitas coisas costumam vir na nossa cabeça. Grandes jogadores, times fantásticos, seleções que marcaram época, polêmicas, campeonatos, títulos, estádios e muitos outros fatores que estão diretamente relacionados ao esporte que temos tanto carinho e apreço.

Em um dos tópicos citados acima, o de estádios, abre-se uma grande discussão quando falamos deles, não é mesmo? Possuem os que assustam, os que encantam, os que carregam místicas, os que partem para o lado mais ‘raiz’ e por aí vai.

Mas, quando falamos de estádio, existem alguns que não podem ficar de fora! E um deles completou 80 anos nesta semana. Estamos falando da famosa e temida La Bombonera, a casa do tradicional Boca Juniors da Argentina.

Seu apelido deve-se à sua forma retangular como a de uma caixa de bombons. A principal razão para isso é o espaço que foi destinado para a sua construção, que começou em 1923, era considerado pequeno. Com isso, o arquiteto José Luiz Delpini encontrou a solução para fazer com que o projeto coubesse no espaço destinado, o que lhe rendeu diversos prêmios. 

A primeira partida aconteceu no dia 25 de maio de 1940, quando os donos da casa venceram o San Lorenzo, por 2x1 e o felizardo de balançar as redes a primeira vez foi o conhecido Ricardo Alarcón. Mas, deixando um pouco a aniversariante de lado, vamos falar um pouco sobre os adjetivos que a rodeia.

Conhecido como um dos templos do futebol, o estádio Alberto José Armando, que já foi chamado também de Camilo Cichero, já protagonizou momentos memoráveis da história dos esportes, sejam eles envolvendo tanto os argentinos, como outras nacionalidades, que surpreenderam, ou foram surpreendidos ao pisar no gramado que já deixou muitos craques com as pernas tremendo.

Porém, como citado no parágrafo acima, teve que não sentiu tanto o peso de atuar neste solo sagrado. Pensando nisso, nós do SportBuzz separamos um especial para contar as vezes que as equipes brasileiras desembarcaram em Buenos Aires e se quer deram importância para toda a ‘catimba argentina’ que o local traz à tona!

Confira!

Como podemos perceber, não deve ser fácil bater os donos de casa por lá. Para quem conhece de futebol, tudo já começa complicado na entrada dos times em campo, quando a La 12, famosa torcida Xeneize, entoa a canção: 

"Ei! Eu estou te avisando. Ei! Eu estou te avisando! Coloque força, que ganhamos". 

Mas, nem sempre a força sai na frente! Algumas vezes teve quem deixou o tempo em silêncio, o que é considerado um milagre!

Em toda a história da La Bombonera, somente sete brasileiros venceram lá dentro! E olha que já tiveram jogos o suficiente para que este número fosse maior. A primeira delas aconteceu em 1963, quando o Santos de Rei Pelé venceu o Boca na final da Libertadores da América! O resultado da partida foi 2x1 para os brasileiros.

Depois de 31 anos o fato voltou a acontecer, desta vez, o placar de 2x1 se repetiu, só que o vencedor foi o Cruzeiro. A partida foi válida pela fase de grupos da Libertadores de 1994.

No ano seguinte, em 1995, na famosa Supercopa Libertadores, São Paulo e os donos da casa protagonizaram uma verdadeira batalha. Um dos jogos mais emocionantes do torneio ficou marcado pelo placar de 3x2 para os visitantes.

Oito anos depois, um adversário nem um pouco esperado desembarcou nas Oitavas de Final da Libertadores da América para contrariar as estatísticas. Em 2003, o Paysandu venceu os donos da casa por 1x0, entrando para a história.

Deixando um pouco a Libertadores de lado, na Sul-Americana de 2008, o Internacional venceu por 2x1, nas quartas de final do torneio. Esta foi a única vez que o Boca Jrs perdeu em casa para um brasileiro nesta competição.

Quatro anos depois, em 2012, o Fluminense foi responsável pelo feito, isso na fase de grupos da Liberta! O resultado de 2x1, que tanto assombra o Boca contra os brasileiros se repetiu. Na ocasião, os cariocas se mostraram superiores por boa parte do jogo.

E a última vitória dos nossos conterrâneos no místico gramado da La Bombonera foi do Palmeiras! Em 2018, o Alviverde disputou a fase de grupos do torneio e colocou os donos da casa na roda, literalmente. Com uma atuação impecável de Lucas Lima e Keno, o Verdão venceu por 2x0 a partida, silenciando a temida La Bombonera.


5 itens que os palmeirenses não podem deixar de ter

1- Bíblia do Palmeirense - https://amzn.to/2MzBC84

2- Caneca Trigger Palmeiras - https://amzn.to/31ylx6D

3- Luminária LED Palmeiras - https://amzn.to/2W1PZFc

4- Almofada de Pipoca - https://amzn.to/2J9irzz

5- Chaveiro Palmeiras - https://amzn.to/2P6JYFD

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, o SportBuzz pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.