Sportbuzz
Busca
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram SportbuzzSpotify SportbuzzTiktok Sportbuzz
Futebol / NOVIDADE

VAR: Brasil vai usar recurso inédito na América em Flamengo x Athletico-PR

Na decisão da Supercopa, Confederação Brasileira decidiu usar novo modelo na arbitragem de vídeo

Gabriela Santos Publicado em 07/02/2020, às 12h50

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
VAR: Brasil vai usar recurso inédito na América em Flamengo x Athletico-PR - GettyImages
VAR: Brasil vai usar recurso inédito na América em Flamengo x Athletico-PR - GettyImages

O recurso do VAR terá uma novidade na final da Supercopa do Brasil, que será disputada entre Athletico-PR e Flamengo, no próximo dia 16, no Mané Garrincha, em Brasília. Pela primeira vez na América, o árbitro de vídeo terá uma cabine fora do estádio. Diferente do que acontece no Brasileirão, por exemplo, a equipe de arbitragem escalada para o jogo vai trabalhar em uma sala dentro da sede da CBF, no Rio de Janeiro.

A novidade pode ser o começo de um novo modelo que deve ser utilizado no Campeonato Brasileiro. De acordo com a publicação do Globo Esporte, o chefe de arbitragem da Confederação Brasileira de Futebol, Leonardo Gaciba, essa mudança traz maturidade à competição. De acordo com Gaciba, o presidente da CBF, Rogério Cabloco, “quer ter uma confiabilidade de 100%" no principal campeonato do país.

“Nós estamos fazendo alguns testes com fibra de vídeo. Nós vamos fazer a transmissão do jogo, em Brasília, com os árbitros de vídeo no Rio de Janeiro, dentro da sede da CBF. Através de fibra ótica, vamos fazer isso. Com essa VOR (sala de operação de vídeos) centralizada, isso tecnicamente nos daria um ganho muito grande. A nossa intenção é realmente evoluir para esse lado. Algumas checagens vão ser colocadas no ar e mais alguns ajustes que a gente está fazendo para tentar maximizar a ferramenta”, disse Gaciba durante uma palestra, na Federação Paraibana de Futebol (FPF).

O modelo de arbitragem de vídeo centralizada segue o que vem sendo feito em Copas do Mundo, como a da Rússia, em 2018. Segundo Leonardo Gaciba, a intenção é ter vantagem técnica com cabines dentro de uma central na CBF.


5 eletrônicos para esportes que prometem facilitar a sua vida

1- Relógio Inteligente Mi Band 4 Xiaomi - https://amzn.to/326G0jZ

2- Câmera Hero 7 Black à Prova D’água 12MP 4K Wifi, GoPro - https://amzn.to/2VwxKY5

3- Fone de Ouvido Xiaomi Redmi Air Dots Com Bluetooth - https://amzn.to/325xcLo

4- Aparelho Abdominal Eletrico Músculo 6 Pack Ems Estimulador - https://amzn.to/2B2Vhq8

5- Cronômetro Digital Incoterm - https://amzn.to/2nyvmUc

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, o SportBuzz pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.