Sportbuzz
Busca
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram SportbuzzSpotify SportbuzzTiktok Sportbuzz
Futebol / DECISÃO!

VALE TAÇA! Tudo o que você precisa saber sobre a final da Copa Paulista entre Portuguesa e Marília

O time da zona norte da cidade conseguiu vencer e tem a vantagem do empate na partida desta quarta-feira, 23

Marcello Sapio Publicado em 23/12/2020, às 16h43

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Copa Paulista ocorre nesta quarta-feira - Dorival Rosa / Portuguesa
Copa Paulista ocorre nesta quarta-feira - Dorival Rosa / Portuguesa

Em São Paulo, existe um torneio, entre os clubes de menor expressão, que sserve, além para os times terem calendário no 2º semestre, a chance de disputar um torneio nacional na temporada seguinte.

Isso porque a Federação Paulista deixa para o vencedor o direito de escolha entre a Série D ou a Copa do Brasil, ficando com o vice-campeão o outro torneio.

A chance de se projetar nacionalmente faz brilhar os olhos dos clubes e dos torcedores. A final da Copa Paulista ocorre nesta quarta-feira, 23, às 19h.

O título ficará entre a tradicionalíssima Portuguesa e o Marília, time conhecido do estado.

COMO VEM OS FINALISTAS?

A equipe rubro-verde tem uma campanha louvável e, no ano em que completa 100 anos, quer voltar ao cenário nacional e, quem sabe, às elites, como figurava até 2013, quando estava na Série A do Brasileirão.

Na Copa Paulista, eles tem 10 vitórias, dois empates e apenas uma derrota, marcando 25 gols e sofrendo apenas cinco, o que chama a atenção positivamente.

Já o Marília também teve os seus grandes méritos. Com os mesmos 25 gols, o ataque é a principal arma do time azul. Porém, a campanha é mais "equilibrada", se comparada com o adversário. Foram oito vitórias, um empate e quatro derrotas.

O QUE CADA UM PRECISA PARA LEVAR O TÍTULO?

O primeiro jogo, que aconteceu no último domingo, 20, acabou com uma vitória de virada da Portuguesa por 2 a 1.

Assim sendo, o time que fica na margem do Rio Tietê tem o "luxo" de poder empatar em casa para garantir o título. Qualquer vitória lusitana também confirma o troféu.

Já para o Marília a situação é mais complicada. O time precisa vencer a Portuguesa fora de seus domínios. É o único jeito de impedir o triunfo do adversário.

Qualquer vitória por um gol de diferença (1x0, 2x1, 3x2...) leva a decisão para os pênaltis -não tem gol fora como critério de desempate-, já um triunfo com a diferença de gols maior que dois garante o título para o time do Marília.

O QUE GANHA O VENCEDOR?

Como dito, a FPF disponibiliza para o vencedor o direito de escolher uma competição nacional na próxima temporada: A Série D ou a Copa do Brasil.

Na maioria dos casos, os times acabam escolhendo a 4ª divisão, por ser uma garantia de mais jogos, diferente da Copa.

A Potuguesa já afirmou, em diversas entrevistas, que escolherá disputar o Brasileirão, caso vença. Já o Marília não tem uma posição definida, mas muito se fala na mídia local que o time possa escolher a Copa do Brasil, por ser um torneio que dê mais dinheiro, conforme o clube avance as fases.

Além do torneio nacional, o vencedor embolsará R$250 mil de premiação.

ONDE ASSISTIR?

A partida será transmitida na tevê fechada, através do canal BandSports e também na plataforma de streaming MyCujoo.

PROVÁVEIS ESCALAÇÕES

Portuguesa: Dheimisson; Feijão, Magrão, Jussani e Vinicius; Caíque, Raphael Luz e Walfrido; Geovani, Maykinho e Adilson Bahia.

Marília: Igor Castro; Denis Leite, Geninho, Arthur Gaúcho e Diogo Calixto; Léo Couto, Felipe Cordeiro e Júnior Santos; Orlando Júnior, Gustavo Nescau e Luan Gama.