Sportbuzz
Busca
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram SportbuzzSpotify SportbuzzTiktok Sportbuzz
Futebol / EURO 2020

Uefa veta iluminação com as cores do arco-íris em estádio de Alemanha x Hungria

Após pressão do governo húngaro, entidade rejeita ação com as cores do movimento LGBTQ+ no estádio de Munique

Redação Publicado em 22/06/2021, às 09h14

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Uefa proíbe iluminação com as cores do arco-íris em estádio de Alemanha x Hungria - GettyImages
Uefa proíbe iluminação com as cores do arco-íris em estádio de Alemanha x Hungria - GettyImages

A Uefa não permitiu que a Arena de Munique seja iluminada com as cores do arco-íris para o duelo entre Alemanha e Hungria nesta quarta-feira, 23, pela terceira rodada da fase de grupos da Euro 2020.

A bandeira, que representa o movimento LGBTQ+, seria uma forma de protesto contra uma lei aprovada na Hungria, na semana passada, que restringe os direitos dos jovens húngaros a acessarem informações quanto à homossexualidade e transexualidade.

Após pedido do governo húngaro nesta segunda-feira, 21, a Uefa vetou a ideia da prefeitura de Munique de iluminar o estádio como forma de protesto. Em nota, a entidade alegou que se mantém neutra sobre política e religião.

“De acordo com seus estatutos, a Uefa é uma organização politicamente e religiosamente neutra. Dado o contexto político do pedido, a Uefa deve rejeitar o pedido”, justificou a Uefa, em nota.  

Apesar do veto, a Uefa afirmou aceitar e entender que a ideia da iluminação seja para promover a diversidade e inclusão, mas propôs datas alternativas para a ação no estádio de Munique.

“Pode ser em 28 de junho - o Christopher Street Liberation Day (dia do Orgulho) -, e entre 3 e 9 de julho, que corresponde à semana do Christopher Street Day em Munique”, diz em outro trecho do comunicado.

Para apoiar sua decisão, a entidade reiterou que faz campanhas contra “comportamentos discriminatórios” há anos.

“O racismo, a homofobia, o sexismo e todas as formas de discriminação são uma mancha em nossas sociedades, e representam um dos maiores problemas do esporte na atualidade. Comportamentos discriminatórios prejudicam as partidas, e fora dos estádios, o discurso na internet a respeito do esporte que amamos”, disse a Uefa.

Nesta segunda-feira, após a ideia da prefeitura de Munique se tornar pública, a Federação Alemã de Futebol concordou com a iluminação durante a disputa da Euro 2020, mas afirmou que não necessariamente precisava ser no duelo entre Alemanha x Hungria. 

O veto da Uefa foi celebrada pelo Ministro das Relações Exteriores da Hungria, Peter Szijjarto, que afirmou que a entidade “não acompanhou a provocação política” e teve “bom senso”.

Alemanha e Hungria se enfrentam nesta quarta-feira, 23, às 16h (de Brasília), pela última rodada do Grupo F da Euro.