Sportbuzz
Busca
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram SportbuzzSpotify SportbuzzTiktok Sportbuzz
Futebol / RESPOSTA!

Uefa reage a Superliga e surpreende ao aprovar novo formato da Champions League; saiba mais

Uefa aprovou nesta segunda-feira, 19, um novo formato para Champions League em meio à imbróglio com Superliga

Redação Publicado em 19/04/2021, às 13h32 - Atualizado às 14h34

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Em meio à imbróglio com Superliga, Uefa aprova novo formato para Champions League - GettyImages
Em meio à imbróglio com Superliga, Uefa aprova novo formato para Champions League - GettyImages

A Uefa voltou a surpreender nesta segunda-feira, 19, e anunciou mudanças no formato de disputa da Champions League e Europa League. Em meio ao imbróglio que vive com alguns gigantes europeus, após a criação da Superliga, a entidade aproveitou para renovar os seus principais torneios de clubes. 

As mudanças na Liga dos Campeões e também na Liga Europa vão começar a serem vigentes no próximo ano de 2024. A Champions League, por exemplo, terá um aumento de mais quatro equipes no campeonato, ou seja, de 32 foram para 36 times. Além disso, não vai mais existir a fase de grupos e novo modelo foi chamado de "suíço". 

Dentre as diferenças do atual modo de disputa para o futuro do torneio, estão algumas alterações como no número de jogos. Cada clube vai fazer, ao menos, cerca de 10 jogos, sendo cinco fora de casa e cinco em seu domínio, além de ser com 10 clubes diferentes em cada partida.

Com isso, os oito melhores dessa primeira fase, vão se garantir direto no mata-mata da Champions League, que também terá mudanças. Mas antes deles, o restantes das equipes, especialmente do nono colocado até o 24º disputarão uma espécie de playoffs. 

Depois de todos esses confrontos, mais oito clubes se classificaram para a fase de oitavas de final, onde vão enfrentar os outros oito melhores da fase inicial da Liga dos Campeões. A ideia da Uefa é aumentar o número de jogos realizados, que vai sair de 125 para 225, ou seja, mais 100 partidas do que a atual edição da Champions. 

Dessa maneira, a Uefa também vai trazer esse formato para a Europa League. A ideia da entidade é fazer com que os times se enfrentem mais vezes, façam mais jogos e gerem mais lucros. Depois do anúncio, Aleksander Čeferin fez elogios para a nova Champions League. 

"Esse formato evoluído vai manter vivo o sonho de qualquer time da Europa de participar da Liga dos Campeões graças aos resultados obtidos dentro de campo, e também vai permitir viabilidade a longo prazo, prosperidade e crescimento para todos do futebol europeu, não apenas um pequeno e auto-escolhido cartel", contou o presidente da Uefa. 

A criação desse novo formato da Champions League vem sendo discutido pela entidade desde 2019. No entanto, o anúncio oficial dessa mudança acabou chegando em meio ao imbróglio que vive com outros 12 gigantes europeus com a origem da Superliga europeia.