Sportbuzz
Busca
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram SportbuzzSpotify SportbuzzTiktok Sportbuzz
Futebol / MUDANÇAS

Uefa decide acabar com regra do gol fora de casa em suas competições de clubes

Mudança afeta a Liga dos Campeões e a Liga Europa a partir da próxima temporada

Redação Publicado em 24/06/2021, às 12h09 - Atualizado às 12h10

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Uefa decide acabar com regra do gol fora de casa em suas competições - GettyImages
Uefa decide acabar com regra do gol fora de casa em suas competições - GettyImages

As competições da Uefa terão uma mudança importante para a próxima temporada. O Comitê Executivo da entidade anunciou nesta quinta-feira, 24, que a regra do “gol fora de casa” não vai mais valer como critério qualificatório nos torneios de clubes masculinos, femininos e juvenis.

A partir da edição 2021/22, os confrontos que ficarem empatados no agregado dos jogos de ida e volta serão definidos em prorrogação de 30 minutos após o segundo duelo. Se o empate persistir, a decisão sairá na disputa de pênaltis. O gol fora de casa ainda valerá como critério de desempate na fase de grupos dos torneios. 

“A regra do gol fora de casa foi parte intrínseca dos torneios da Uefa desde que foi lançada, em 1965. Porém, a abolição foi debatida em vários encontros nos últimos anos. Apesar de não haver uma unanimidade, muitos técnicos, torcedores e participantes do futebol questionavam a sua justiça. Hoje em dia a vantagem de se jogar em casa não é tão significativa quanto antes”, disse Aleksander Čeferin, presidente da Uefa.

Até a temporada 2020/21, a regra do gol fora de casa servia como critério de desempate em confrontos de ida e volta de mata-mata da Uefa. Para definir o vencedor, em caso de empate no agregado, o time que marcasse mais gols na casa do adversário avançava.

Agora com a nova regra, caso haja empate nos dois confrontos, igualando o número de gols no agregado, a definição da vaga vai para a prorrogação no jogo de volta e, se precisar, para a disputa de pênaltis.