Sportbuzz
Busca
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram SportbuzzSpotify SportbuzzTiktok Sportbuzz
Futebol / NOVIDADE!

UEFA anuncia sistema de impedimento semi-automático na Champions

A UEFA anunciou nesta quarta-feira, 4, que irá utilizar a tecnologia semi-automática de impedimento a partir desta temporada; veja como irá funcionar

Redação Publicado em 03/08/2022, às 16h28

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
UEFA irá utilizar nova tecnologia de impedimento - Getty Images
UEFA irá utilizar nova tecnologia de impedimento - Getty Images

A UEFA anunciou nesta quarta-feira, 3, que a nova tecnologia de impedimento semi-automático será utilizada em seus campeonatos a partir deste ano. Sua estreia será na Supercopa da Europa que será disputada no dia 10 de agosto entre Real Madrid e Eintracht Frankfurt. Além disso, todos os jogos da Champions terão a tecnologia, assim como a Copa do Mundo do Catar, como a FIFA também já havia confirmado anteriormente.

Em nota, o chefe de arbitragem da entidade europeia, Roberto Rosetti, falou sobre a novidade: "A Uefa está constantemente procurando por novas soluções tecnológicas para melhorar o jogo e apoiar o trabalho dos árbitros. Esse sistema inovador vai permitir às equipes de VAR determinar situações de impedimento rapidamente, com mais precisão, aumentando a fluidez do jogo e a consistência das decisões".

A entidade afirmou que testou o sistema na última Champions League e em outras competições como a Eurocopa feminina, realizada nas últimas semanas e que acabou com a Inglaterra como campeã. Na mesma nota, Rosetti falou que todos os estádios que irão participar da próxima edição da competição continental estão preparados para a novidade.

Entenda como funciona o sistema: 

Por meio de um sensor colocado exatamente no centro da esfera, será possível saber com precisão o momento que o jogador em posse dela entrar em contato para realizar um passe ou um chute. Enquanto isso, câmeras espalhadas pelo estádio e conectadas com o mesmo sistema, serão capazes de, não só identificar a posição de cada jogador no campo, como localizar 29 possíveis pontos de contato do jogador com a bola.

UEFA espera agilizar marcação de impedimentos
UEFA espera agilizar ainda mais marcação de impedimentos/ Créditos: Getty Images

No momento que acontecer um impedimento, uma luz será acesa na sala do VAR, onde terá uma pessoa somente para este assunto e assim, ele poderá se comunicar com o árbitro de campo para falar se está ou não impedido o lance. Lembrando que continuará seguindo as regras da arbitragem de vídeo, que só pode interferir caso seja um lance capital, sendo gol, possível penalti, cartão vermelho direto ou identificação de jogador.