Sportbuzz
Busca
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram SportbuzzSpotify SportbuzzTiktok Sportbuzz
Futebol / UEFA

Uefa anula investigação contra clubes remanescentes da Superliga Europeia

Apenas Barcelona, Real Madrid e Juventus não oficializaram saída do projeto

Redação Publicado em 28/09/2021, às 08h40 - Atualizado às 08h42

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Uefa anula investigação contra clubes remanescentes da Superliga Europeia - GettyImages
Uefa anula investigação contra clubes remanescentes da Superliga Europeia - GettyImages

A Uefa decidiu não seguir com o processo contra os clubes fundadores da Superliga. A entidade máxima do futebol europeu comunicou que anulou a ação disciplinar que movia para punir Barcelona, Juventus e Real Madrid, os únicos times que ainda estão filiados ao torneio.

O Comitê Independente de Recursos da Uefa respeitou a decisão do Tribunal Comercial de Madrid, que havia estabelecido prazo até esta segunda-feira, 27. A entidade sofreu derrotas na Justiça contra os clubes da Superliga.

Assim, os 15 milhões de euros que foram recebidos por multas aplicadas aos outros nove clubes serão devolvidos. Arsenal, Chelsea, Manchester City, Manchester United, Tottenham, Liverpool, Milan, Atlético de Madrid e Inter de Milão foram os outros times fundadores da Superliga, mas desistiram do projeto nas 48 horas seguintes após acordo com a Uefa.

Apesar de anular o processo, a entidade europeia afirmou, em nota, que ainda vai seguir na justiça contra os fundadores do torneio.

“A Uefa mantém a sua opinião de que sempre agiu de acordo não só com os seus Estatutos e Regulamentos, mas também com a legislação da União Europeia, a Convenção Europeia dos Direitos do Homem e a legislação suíça no que se refere ao denominado projeto Superliga. A Uefa continua confiante e continuará a defender a sua posição em todas as jurisdições relevantes”, informou em comunicado.

Fundada por 12 cubes europeus, a Superliga foi anunciada no dia 18 de abril deste ano, mas o projeto durou menos que dois dias após a divulgação por conta de pressão de torcedores, imprensa e Uefa. O torneio tem como objetivo ser uma alternativa à Liga dos Campeões, mas apenas com clubes já estabelecidos.

Apenas Barcelona, Juventus e Real Madrid não oficializaram a desistência do projeto da Superliga.