Sportbuzz
Busca
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram SportbuzzSpotify SportbuzzTiktok Sportbuzz
Futebol / EUROCOPA

Ucrânia marca no fim, elimina Suécia e encara Inglaterra nas quartas da Euro

Zinchenko e Forsberg marcaram na primeira etapa; no último minuto da prorrogação, Dovbyk cabeceou para dar a classificação aos ucranianos

Redação Publicado em 29/06/2021, às 17h51 - Atualizado às 18h38

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Jogadores da Ucrânia comemorando primeiro gol do jogo - Getty Images
Jogadores da Ucrânia comemorando primeiro gol do jogo - Getty Images

A Ucrânia venceu a Suécia por 2 a 1 nesta terça-feira, 29, na Escócia, e avançou às quartas de final da Euro 2020. Zinchenko abriu o placar para a Ucrânia e Forsberg empatou, ainda no primeiro tempo. No último minuto da prorrogação, Dovbyk marcou de cabeça e colocou a Ucrânia nas quartas.

O próximo adversário da Seleção ucraniana será a Inglaterra, que eliminou a Alemanha nas oitavas, vencendo por 2 a 0. A partida das quartas de final será disputada no sábado, 3, às 16h (de Brasília), no Estádio Olímpico de Roma.

ESCALAÇÕES

SUÉCIA: Olsen; Lustig, Lindelöf, Danielson e Augustinsson; Larsson, Olsson, Ekdal e Forsberg; Kulusevski e Isak.

UCRÂNIA: Bushchan; Zabarnyi, Kryvtsov e Matvienko; Karavsev, Sydorchuk, Stepanenko, Shaparenko e Zinchenko; Yarmolenko e Yaremchuk.

1º Tempo

O primeiro tempo foi de muito equilíbrio entre duas equipes. Nos minutos iniciais, foi a Suécia que partiu ao ataque e começou a pressionar o adversário, mas em uma linda jogada de seus atacantes, aos 27 minutos, foi a Ucrânia que abriu o placar com um golaço de Zinchenko.

O lance começou com uma bela inversão de jogo feita por Shaparenko. Depois, Yarmolenko na direita da área encontrou um belo lançamento, de três dedos, para o lado oposto, onde encontrou Zinchenko, que chegou batendo de primeira, para balançar as redes.

O restante da primeira etapa continuou muito equilibrado, com ambas equipes chutando cinco vezes ao gol até o final do primeiro tempo, com a Suécia acertando o alvo apenas uma vez, enquanto a Ucrânia acertou duas.

Até que aos 42 minutos saiu o empate sueco! Forsberg recebeu com certa liberdade pela meia esquerda e arriscou um chute de fora da área. A bola desviou no zagueiro Zabarnyi no meio do caminho e tirou as chances de defesa do goleiro Bushchan.

2º Tempo

O segundo tempo continuou apresentando o mesmo equilíbrio entre as duas seleções, que por sua vez voltaram do intervalo querendo marcar e logo no início acertaram a trava duas vezes, uma para cada lado.

Aos 10 minutos, Yarmolenko entrou na área pela direita e rolou no meio para Sydorchuk, que finalizou de primeira, com curva e carimbou o poste esquerdo de Olsen. No lance seguinte, Forsberg respondeu a altura. Recebeu passe de Isak na esquerda da área e bateu colocado, também acertando a trave.

O jogo continuou em ritmo acelerado até o meio do segundo tempo. Aos 21, Kulusevski pegou uma sobra após cobrança de escanteio e bateu colocado, exigindo boa defesa do goleiro Bushchan. No contra-ataque da seleção ucraniana, Yaremchuk tocou de primeira para Yarmolenko, que também bateu colocado, e o goleiro Olsen praticou a defesa segura.

Aos 23, Forsberg carregou da esquerda para dentro, escapou da marcação e bateu forte, buscando o ângulo, mas dessa vez a bola explodiu no travessão. Após isso, as equipes parecem ter sentido o desgaste da grande intensidade em que vinham jogando e diminuíram o ritmo, com ambas cadenciando mais o jogo até os minutos finais.

Sem criar mais chances de muito perigo, a partida foi para a prorrogação.

1º Tempo da Prorrogação

A prorrogação continuou da mesma forma que havia terminado o tempo regulamentar, com ambas equipes marcando muito e não dando chances para o adversário. Logo no início a Suécia preparou uma substituição tripla, mexendo no setor ofensivo da equipe.

Aos 10 minutos, Danielson fez falta dura em Besyedin e em um primeiro momento recebeu o cartão amarelo. Porém, o árbitro foi chamado na cabine do VAR para rever o lance e, após revisão, expulsou o jogador sueco. O atacante ucraniano que sofreu a falta não teve condições de permanecer em campo e precisou ser substituído.

Com o grande desgaste físico de ambas equipes, muitos jogadores ficaram caídos em campo durante o primeiro tempo da prorrogação e a bola quase não rolou.

2º Tempo da Prorrogação

Com um a menos, a Suécia se fechou em sua defesa. Consequentemente, a Ucrânia passou a partir ao ataque, mas não conseguiu criar chances que levassem muito perigo.

Aos cinco minutos, Malinovskyi dominou na meia-lua e encontrou bom passe na área para Dovbyk. O atacante recebeu na cara do goleiro, não conseguiu posicionar o corpo para chutar e acabou mandando por cima do gol.

A pressão ucraniana deu certo e, no último minuto da prorrogação, Dovbyk marcou e colocou sua seleção novamente em vantagem! Zinchenko recebeu pela esquerda e mandou cruzamento preciso. Na área, o atacante se desmarcou no meio de dois zagueiros e cabeceou firme para o fundo das redes.

Com este resultado, a Ucrânia se classificou para as quartas de final, onde enfrentará a Inglaterra. A partida será disputada no sábado, 3, às 16h (de Brasília), no Estádio Olímpico de Roma.