Sportbuzz
Testeira
Futebol / GUERRA NA UCRÂNIA

Ucrânia: Jogadores brasileiros pegam trem para deixar Kiev

Jogadores brasileiros deixam hotel e pegam trem para sair de Kiev após invasão à Ucrânia; grupo segue para a Romênia

Redação Publicado em 26/02/2022, às 14h45

Ucrânia: Jogadores brasileiros pegam trem para deixar Kiev - Reprodução/ Instagram
Ucrânia: Jogadores brasileiros pegam trem para deixar Kiev - Reprodução/ Instagram

Os jogadores brasileiros que estavam alojados em um bunker improvisado em Kiev, na Ucrânia, deixaram o local neste sábado, 26. Conforme proposto pelo Itamaraty, o grupo seguiu em uma viagem de trem para a cidade de Chernivtsi, no Oeste do país, para chegar até a Romênia. Os atletas do Shakhtar Donetsk e Dínamo, junto com seus familiares, saíram em um comboio de carros próprios para a estação.

O registro da saída dos cerca de 50 brasileiros foi feito por Maria, esposa do zagueiro Marlon, do Shakhtar. “Estamos saindo daqui agora. A embaixada informou que vai ter três trens saindo daqui. Estamos saindo em comboio com todos os brasileiros até a estação. É tudo muito assustador”, disse durante a live.

Canal - SportBuzz:

“A Ucrânia se pronunciou que entre 17h e 8h todas as pessoas que estiveram na rua são vistas como pessoas de risco, inimigos. Todo mundo com a bandeira do Brasil colada na frente [dos carros]. A gente vai ter que sair andando e deixar o carro. Estamos tentando pegar o trem. Vai dar tudo certo. Estamos com três crianças, vou ter que desligar, orem bastante pela gente. Nos vemos no Brasil, se Deus quiser”, declarou antes de finalizar a transmissão.

Na última sexta-feira, o grupo havia se recusado a fazer a viagem por falta de segurança. No entanto, diante das dificuldades enfrentadas no hotel, como falta de comida, os brasileiros decidiram deixar o bunker rumo à estação de trem. Eles estavam no local desde a madrugada da última quinta-feira, 24, quando a Rússia invadiu a Ucrânia.

Maycon, do Shakhtar Donetsk, registra momento em trem
Maycon, do Shakhtar Donetsk, registra momento em trem (Crédito: Reprodução/ Instagram)

 

Confira a nota do Itamaraty:

“Caso considerem que a situação de segurança em suas localidades o permita, cidadãos brasileiros e latino-americanos registrados junto à Embaixada poderão dirigir-se à estação (link com localização abaixo). Não é necessário comprar bilhetes. A chefia da estação está avisada do assunto, e buscará atender os cidadãos brasileiros e latino-americanos. Sugere-se que os interessados cheguem com antecedência.

A situação de segurança e de disponibilidade de transporte na cidade é instável e sujeita a mudanças repentinas, de modo que não é possível garantir a partida ou lugares suficientes. Prioridade deverá ser dada a mulheres, crianças e idosos. Viajantes que tenham sucesso em partir com o trem deverão ter em conta relevantes dificuldades na chegada, onde há problemas com a falta de hospedagem, transporte para a fronteira, bem como longas filas na imigração.

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Marlon Santos (@marlonsantos_ms4)

 

Os cidadãos que decidirem escolher essa viagem o farão por conta e risco próprio. A embaixada terá condições mínimas de prestar ajuda durante o trajeto até a fronteira com a Romênia, embora esteja sendo negociada a possibilidade de que o Conselho Regional de Chernivtsi ofereça transporte até a fronteira.

A embaixada do Brasil em Bucareste informará às autoridades romenas os nomes e números de documento de todos aqueles que embarcarem no trem, com vista a assegurar, na medida do possível, que os trâmites para entrada na Romênia sejam expeditos. A embaixada em Bucareste tentará, ainda, contratar ônibus para trasladar os cidadãos brasileiros até a capital romena.
Solicita-se a todos que se mantenham atentos às comunicações neste canal (Telegram e Facebook) para possíveis mudanças de planos.

Os cidadãos e seus familiares devem estar munidos de documentos de viagem ou identificação. Sendo esta uma evacuação de emergência, os passageiros devem carregar consigo apenas o essencial”.


 

Receba notícias do SportBuzz no WhatsApp! Para fazer parte do canal CLIQUE AQUI!