Sportbuzz
Busca
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram SportbuzzSpotify SportbuzzTiktok Sportbuzz
Futebol / ESPECIAL!

Tri 50 anos! Confira o que os craques atuais conquistaram com a idade dos ídolos da Seleção Brasileira de 1970

Gerações do futebol se modificaram ao longo dos anos e a qualidade do time de Zagallo chama cada vez mais atenção

Guilherme Assumpção Publicado em 21/06/2020, às 13h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Elenco de 1970 recebeu diversas homenagens - Rafael Ribeiro / CBF / Fotos Públicas
Elenco de 1970 recebeu diversas homenagens - Rafael Ribeiro / CBF / Fotos Públicas

Neste domingo, 21, a história da Seleção Brasileira comemora mais uma data especial. No dia 21 de junho de 1970, os craques liderados por Pelé conquistaram o tricampeonato da Copa do Mundo e marcaram seus nomes na trajetória do futebol mundial.

Comemorando 50 anos do tri, as memórias sobre o fantástico time são incríveis e é impossível não analisar as mudanças ocorridas no futebol ao longo da história e das novas gerações. Pelé, Gérson, Rivellino e muitos outros craques tiveram grande importância na construção do que é a Seleção Brasileira nos dias de hoje.

Com maestria e liderança, a equipe comandada por Zagallo fez história ao derrotar a Itália por 4 a 1, no estádio Azteca, no México. Os gols foram marcados por Pelé, Gérson, Jairzinho e Carlos Alberto Torres.

É impossível negar as diferenças entre o futebol praticado no ano de 1970 e nos dias atuais. Na ocasião, o esporte era jogado com muito mais técnica e habilidade, além dos jogadores serem responsáveis, muitas vezes, por criações de jogadas geniais e lances que ficaram na história.

No entanto, ainda existem muitas comparações entre as épocas e as gerações do futebol brasileiro e mundial. Para diferenciar a questão e trazer números de conquistas, o SportBuzz decidiu listar o que os craques da atualidade conquistaram com a idade dos ídolos de 1970.

Vale lembrar que está não é uma lista de comparações de nível técnico entre jogadores, mas a intenção é mostrar os títulos conquistados por eles em relação à idade dos atletas campeões do mundo com a Seleção Brasileira em 70.

CARLOS ALBERTO TORRES – DANI ALVES

No ano de 1970, Carlos Alberto Torres tinha 26 anos e já possuía a responsabilidade de ser o capitão da Seleção Brasileira em uma Copa do Mundo. Além de toda sua importância para a equipe, o lateral ainda marcou o quarto gol da grande decisão e deu números finais ao duelo.

Ídolo do Botafogo, o Capita, como era chamado, entrou para a história do futebol brasileiro e mundial como um dos grandes laterais que o esporte já teve. Para relacionar os títulos e a idade de cada um, o craque Daniel Alves é quem mais tem bagagem em relação às conquistas no futebol atual.

Ambos tiveram inúmeras conquistas ao longo da carreira (Crédito: GettyImages)

No ano de 2009, Dani Alves também tinha 26 anos e já brilhava com a camisa do Barcelona. No período selecionado, o brasileiro conquistou o Campeonato Espanhol, a Supercopa da Espanha e a Copa do Rei.

Contudo, os títulos não param por aí e Dani Alves também teve conquistas importantes em âmbito fora da Espanha. O lateral e meio-campista levantou o troféu da Champions League, da Supercopa da UEFA e do Mundial de Clubes. Pela Seleção Brasileira, o jogador venceu a Copa das Confederações de 2009 e foi eleito pela UEFA e pela FIFA para a seleção da temporada.

GÉRSON – INIESTA

Para abrilhantar ainda mais a lista, separamos o ídolo Gérson, mais conhecido como Canhotinha de Ouro. Com toda sua classe e inteligência dentro de campo, o craque também está entre os maiores jogadores da história do futebol brasileiro e mundial.

Com maestria no meio-campo, jogadores marcaram história (Crédito: Transmissão Esporte Interativo / GettyImages)

Conhecido por seus lançamentos primorosos e passes absurdos, Gérson ainda marcou um dos gols da grande final diante da Itália. No ano de 1970, o ex-jogador tinha 29 anos e conquistou o Campeonato Paulista com o São Paulo, além do título da Copa do Mundo.

Também conhecido por sua técnica e liderança, Andrés Iniesta é outro craque do meio-campo no futebol mundial. Em 2013, o atleta tinha a mesma idade e conquistou dois títulos com o Barcelona. O espanhol venceu a LaLiga e a Supercopa da Espanha, além de ter sido eleito para a seleção do mundo da FIFA.

JAIRZINHO – NEYMAR JR

O ídolo do Botafogo também está presente na lista e tinha 26 anos na época da conquista. Conhecido como Furacão da Copa, Jairzinho atingiu níveis técnicos impressionantes ao longo da competição e ganhou o apelido carinhoso por sua velocidade atuando na ponta direita do ataque brasileiro.

Ambos se destacaram pela habilidade e velocidade (Crédito: Adailson Calheiros/ Agência Alagoas / Fotos Públicas / GettyImages)

Para alavancar ainda mais o feito, Jairzinho entrou para a história ao marcar gols em todos os jogos da Copa do Mundo de 1970. O ídolo brasileiro é considerado por muitos como um dos grandes nomes que o futebol brasileiro e mundial já presenciou dentro de campo.

Também com a mesma idade no ano de 2018, o craque Neymar Jr já demonstrava amplo domínio no futebol francês e conquistou a Ligue 1, a Copa da Liga Francesa, a Copa da França, a Supercopa da França e foi eleito como melhor jogador do Campeonato Francês.

RIVELLINO – MESSI

Ainda muito jovem na conquista do tricampeonato em 1970, Rivellino tinha apenas 24 anos, mas já acumulava grande responsabilidade no meio-campo da Seleção Brasileira. Além de sua habilidade, o brasileiro angariou muitos fãs ao longo da competição e um deles era o craque Diego Maradona, que nunca escondeu a admiração pelo futebol de “Riva”.

Ambos fizeram história com a perna esquerda (Crédito: Alcides C. Netto / Fotos Públicas / GettyImages)

Rivellino ainda é tido como inventor do “drible elástico”, que consiste em fazer um movimento de vaivém com a bola usando o mesmo pé. Porém, o ídolo já afirmou que a ideia foi copiada de um colega seu nos tempos em que jogava futsal.

Com a mesma canhotinha, Lionel Messi já se destacava aos 24 anos de idade no Barcelona. O argentino foi campeão de LaLiga no ano de 2011, conquistou a Supercopa da Espanha, venceu a Champions League e levantou o troféu da Supercopa da UEFA. Ao final do ano, o craque foi campeão do Mundial de Clubes e ganhou a Bola de Ouro.

PELÉ – CRISTIANO RONALDO

Um dos mais experientes na conquista do tricampeonato, Pelé já tinha 30 anos de idade e colecionava números impressionantes em sua carreira na Seleção Brasileira e no Santos. Com grande importância na campanha da equipe, o ídolo entrou para a história por um gol que não conseguiu fazer.

Pelé e Cristiano Ronaldo demonstraram grandes recursos no futebol (Crédito: GettyImages)

Isto porque, Pelé tentou encobrir o goleiro Ivo Viktor, da Tchecoslováquia, na primeira partida da Copa do Mundo. O lance aconteceu próximo da linha do meio-campo e ficou eternizado como “o gol que Pelé não fez”

No ano de 2015, o craque Cristiano Ronaldo brilhava pelo Real Madrid com a mesma idade que o Rei foi campeão em 1970. Com brilho e grande participação na temporada, o gajo foi eleito Bola de Ouro da UEFA e conquistou o Troféu Santiago Bernabéu e a Copa Internacional dos Campeões.

Apesar de não ter sido campeão de nenhum torneio expressivo com exatos 30 anos de idade, Cristiano Ronaldo iniciou a campanha vitoriosa da Champions League na temporada 2015/2016, que terminou com o português já tendo completado 31 anos de idade.

E aí, torcedor? Os títulos entre os jogadores foram comparados e é possível perceber a importância de cada um deles no período em que jogaram futebol. Porém, a maestria e a classe da Seleção Brasileira de 1970 dificilmente será igualada por alguma equipe na história do esporte mundial.


Itens que todo fanático pela Seleção Brasileira vai amar ter

Clique nos links abaixo para comprar os produtos:

1. Álbum de Figurinhas Seleção Brasileira Rússia 2018. A Maior Campeã de Todos os Tempos (+ 10 Envelopes) 

2. Copo Chuteira 370 Ml Jogador Cbf Globimport Transparente 

3. Camiseta Nike Brasil Torcedor Réplica 18/19 

4. A camisa amarela da seleção brasileira

5. Chinelo Slim Brasil, Havaianas, Feminino 

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, o SportBuzz pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.