Sportbuzz
Busca
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram SportbuzzSpotify SportbuzzTiktok Sportbuzz
Futebol / POUCO TEMPO DE TRABALHO

Treinador brasileiro que está no comando de uma seleção estrangeira fala sobre estreia nas eliminatórias da Copa do Mundo de 2022

Léo Neiva assumiu o comando da Seleção na metade de fevereiro e disputará uma vaga pela Concacaf

Redação Publicado em 18/03/2021, às 13h13 - Atualizado às 14h48

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Léo Neiva é o novo técnico da seleção de São Cristóvão e Névis - Divulgação/ SKN FA
Léo Neiva é o novo técnico da seleção de São Cristóvão e Névis - Divulgação/ SKN FA

O treinador brasileiro Léo Neiva, comandante da Seleção de São Cristóvão e Névis, do Caribe, falou sobre como está a preparação de sua equipe faltando exatamente uma semana para a estreia oficial nas eliminatórias da Concacaf para a Copa do Mundo de 2022, no Qatar. O país faz parte do Grupo F, junto com Guiana, Porto Rico, Bahamas e Trinidad e Tobago. Apenas uma das cinco seleções passará para a próxima fase.

“A preparação para os jogos não têm sido as ideais, temos uma dificuldade muito grande em relação ao tempo de trabalho e também enfrentamos muitas restrições por conta das normas do país em relação ao Covid-19. Mas estamos trabalhando duro no dia-a-dia, com a realização de treinos extras com os jogadores locais, trabalhando sempre a parte tática e estudando muito bem os adversários para poder surpreender nas eliminatórias. Estamos confiantes apesar dessas questões. Ainda vamos poder contar com os jogadores que jogam fora do país, que já estão há algum tempo em atividade e com certeza vão elevar o nível do nosso elenco”, contou o treinador.

O treinador comentou que a maior parte dos jogadores que vêm de fora do país estão em ligas grandes do cenário europeu, principalmente da Inglaterra. Outros atletas também jogam em países como Honduras e Estados Unidos.

São Cristóvão e Névis possui uma política muito rígida com relação às medidas de proteção quanto ao surto de Covid-19 no mundo. O governo local não permite que outras seleções joguem no país. Bem como os atletas, quando jogam fora, devem ficar em quarentena por 14 dias quando retornam. O que acaba dificultando muito na preparação. Com a perda do mando de campo, as partidas iniciais da seleção, por exemplo, serão disputadas na República Dominicana.

Natural do Rio de Janeiro, o técnico vai para o seu 12º trabalho na carreira em apenas 14 anos, sendo eles em quatro continentes diferentes. Campeão da principal liga da Jamaica pelo Montego Bay United na temporada 2015/2016, o treinador também acumula títulos nacionais na Tanzânia e na África do Sul. No Brasil, Léo passou pelo América-RJ, Bonsucesso-RJ, Atlético Itapemirim-ES e no Francana-SP. Fora do país, o treinador também acumula passagens pelo futebol da Tailândia e Mianmar.

Léo Neiva tem apenas 43 anos e já possui no currículo as licenças A e Pro da CBF. O treinador também faz parte de um projeto de desenvolvimento do futebol local e falou um pouco mais sobre o assunto.

“O objetivo principal é deixar um legado aqui no país. Temos um trabalho a longo prazo pela frente e queremos diminuir a distância técnica e tática entre os jogadores locais e os que jogam hoje fora. É fundamental que daqui há alguns anos as crianças aqui de São Cristóvão e Névis olhem para os atletas que atuam aqui como ídolos. Queremos exportar cada vez mais jogadores para fora. Para que isso aconteça temos que investir no desenvolvimento dos jovens e também ajudar no desenvolvimento dos treinadores locais, por meio de campings, cursos e troca de ideias. É um caminho longo e bastante trabalhoso, mas que pode render ótimos frutos”, finalizou.