Sportbuzz
Busca
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram SportbuzzSpotify SportbuzzTiktok Sportbuzz
Futebol / ESPECIAL SPORTBUZZ!

Trauma europeu! Relembre as principais eliminações do Brasil nas Copas do Mundo

Por quatro edições consecutivas a Canarinho segue tendo dificuldades contra as seleções europeias

Pedro Ungheria Publicado em 15/04/2020, às 12h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Seleção Brasileira está desde 2002 sem saber o que é vencer uma Copa do Mundo! - Divulgação/Fotos Públicas
Seleção Brasileira está desde 2002 sem saber o que é vencer uma Copa do Mundo! - Divulgação/Fotos Públicas

Por mais que a Seleção Brasileira carregue a alcunha de ser a maior vencedora de Copas do Mundo da história, as participações da Canarinho na competição nem sempre foram das melhores. Ao todo, foram 21 edições, sendo que cinco delas tiveram as cores verde e amarela estampadas em todos os noticiários do mundo afora, porém, nas outras 16 as eliminações deixaram o povo brasileiro um tanto quanto frustrados.

Antes da fatídica derrota para o Uruguai em 1950, no Maracanã, um alerta já nos mostrava que os maiores vilões da nossa história seriam os europeus. Em 1938, após uma atuação surpreendente, Leônidas da Silva e seus companheiros viram a Itália carimbar o passaporte para a finalíssima, deixando o sonho do primeiro título para trás.

Seguindo a linha citada, o ano de 1954 comprovou ainda mais esta questão, justamente pelo fato de que na estreia da conhecida ‘amarelinha’ (uniforme atual do Brasil), o sonho acabou nas quartas de final, contra a Hungria. Desde então, partidas contra seleções da Europa vieram acompanhadas de muito receio e motivos de sobra para temer uma possível eliminação.

Agora que já estamos contextualizados com algumas dificuldades encontradas pelo Brasil nas primeiras edições do torneio, nós do SportBuzz resolvemos recordar as principais derrotas que amargamos durante um dos campeonatos futebolísticos mais esperados de todos os tempos, a famosa Copa do Mundo! Cá entre nós, depois do penta, o hexa tem causado fortes ilusões na gente, não é mesmo?

Vilão Francês!

A história entre Brasil e França começou a tomar expressividade em 1998! Enquanto o Brasil buscava o pentacampeonato, os donos da casa buscaram um título dentro de casa. Porém, com uma atuação impecável de Zinedine Zidane, vimos a nossa ‘seleção dos sonhos’ se render aos cantos das arquibancadas lotadas, que celebravam um título mais do que esperado, principalmente ao lado de seus torcedores.

O reencontro entre as seleções aconteceu novamente em 2006. Desta vez, quando todos acreditavam que o Brasil era o time a ser batido nesta edição, justamente por contar com nomes de alto nível, como: Ronaldo, Ronaldinho, Adriano, Kaká e companhia, vimos novamente, em solos alemães os Blues se sobressaírem.

Com um gol de Thierry Henry, vimos o resultado magro de 1x0 adiar, ainda mais, o sonho do hexa.

Escorregão Holandês

Em 2010, na África do Sul, o sonho também acabou cedo! Nas quartas de final, contra a Holanda, o Brasil cometeu diversos erros gravíssimos, que culminaram na derrota. Por mais que a partida estivesse bem parelha, a deficitária seleção comandada por Dunga viu a Laranja Mecânica deslanchar em campo com atuações surpreendentes de Robben e Sneijder.

O resultado final de 2x1 causou muitas críticas por parte da imprensa. Por mais que o período classificatório para a Copa tivesse sido positivo, o time de 2010 é visto como um dos mais carentes dos últimos anos.

O pesadelo alemão

Por mais que 1950 assombrasse os brasileiros, a Copa do Mundo de 2014, sediada no Brasil, veio com uma expectativa muito alta. Acreditava-se que a nova geração que estava surgindo poderia dar um novo ar para a busca pelo tão esperado hexacampeonato.

Porém, tudo não passou de ilusão. Na semifinal, contra a Alemanha, o Estádio do Mineirão vivenciou um dos capítulos mais tristes da história da Seleção Brasileira, além da eliminação dentro de casa, o horrendo resultado de 7x1 virou uma grande mancha na nossa história.

A nova geração contra a Bélgica

Em 2018, na França, um facho de luz poderia tornar o sonho realidade. Mas, também não foi desta vez. Por mais que a convocação de Tite contasse com nomes de expressividade da atual geração, ainda faltou aquela experiência, aquele cuidado para jogar uma Copa do Mundo.

O deslize contra a Bélgica nas quarta de final foi fruto de diversos erros individuais, erros estes que foram aproveitados com muita magistralidade pela forte e, também, jovem seleção belga.

O resultado de 2x1 frustrou boa parte dos nossos craques, principalmente Neymar Jr, que foi visto como uma das esperanças pelo título, mas teve dificuldades para render em alto nível.

Expectativas:

De uns anos para cá, acredita-se que uma nova geração está se desenhando. Nomes fortes estão surgindo no universo futebolístico, todos estão recebendo algumas oportunidades para representar a Canarinho, seja no time oficial, quando nas categorias de base, por isso, especialistas consideram estes próximos anos como os mais propícios para o hexacampeonato.

Pensando na atualidade, realmente não faltariam nomes para nos representar em 2022, no Catar! Desde jogadores experientes, até jovens promessas, que já são realidades, o que mais teríamos é uma vasta lista de opções para sair da fila e dar novamente este orgulho para o povo brasileiro!

*Vale ressaltar que, além dessas, o Brasil teve outras eliminações nas Copas do Mundo. Algumas nas primeiras fases e outras ainda nas oitavas de final. Porém, nesta matéria foram priorizadas as das fases finais e contra adversários europeus. 


Itens que todo fanático pela Seleção Brasileira vai amar ter

Clique nos links abaixo para comprar os produtos:

1. Álbum de Figurinhas Seleção Brasileira Rússia 2018. A Maior Campeã de Todos os Tempos (+ 10 Envelopes) 

2. Copo Chuteira 370 Ml Jogador Cbf Globimport Transparente 

3. Camiseta Nike Brasil Torcedor Réplica 18/19 

4. A camisa amarela da seleção brasileira

5. Chinelo Slim Brasil, Havaianas, Feminino 

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, o SportBuzz pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.