Sportbuzz
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram Sportbuzz
Testeira
Futebol » JOSÉ MOURINHO

Tottenham líder: O sucesso de José Mourinho na Premier League

Com passagens pelo Chelsea e Manchester United, o treinador português segue fazendo história na competição

Damaris Andrade Publicado em 03/12/2020, às 13h40

José Mourinho já conquistou a Premier League por três vezes, todas elas pelo Chelsea
José Mourinho já conquistou a Premier League por três vezes, todas elas pelo Chelsea - Getty Images

José Mourinho é um dos maiores técnicos da atualidade, e também da história do futebol. A revista britânica World Soccer elegeu em 2013 os maiores treinadores do mundo, e o português ficou em terceiro lugar. Já na lista da revista francesa France Football, entrou na 13ª colocação.

Mas independente de tudo isso, José Mourinho segue fazendo um grande trabalho, desta vez no Tottenham Hotspur, clube em que assumiu em novembro de 2019. A história do técnico português na Inglaterra e na Premier League, uma das maiores ligas de futebol do mundo, começou em junho de 2007, quando foi contratado para treinar o Chelsea

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Jose Mourinho (@josemourinho)

Vindo de uma brilhante campanha no Porto, onde conquistou a Europa League e a Champions em anos consecutivos, José Mourinho assinou com o Chelsea em um contrato válido por três anos. E foi nesta época que surgiu o apelido dado por ele mesmo: “The Special One” (tradução: O especial).

Logo em sua primeira temporada pelo Chelsea, Mourinho levou a equipe para o topo da tabela da Premier League e para as fases decisivas da Champions. Conquistou a Copa da Liga Inglesa e a Supercopa da Inglaterra. E em maio de 2005, veio seu primeiro título do Campeonato Inglês

No ano seguinte, José Mourinho também conquistou a Premier League, o segundo do Chelsea na nova era da competição e terceiro título do Campeonato Inglês. Com 67.03% de aproveitamento, o português deixou a equipe em setembro de 2007 após ganhar outros três títulos nacionais.

José Mourinho foi para a Inter de Milão, onde também colecionou títulos, entre eles uma Champions League, seu segundo, e também teve uma passagem gloriosa pelo Real Madrid. E em junho de 2013, o português retornou para o Chelsea em após a equipe passar por temporadas difíceis.

A segunda passagem de José Mourinho pelo Chelsea foi mais curta e menos vitoriosa que a primeira, mas mesmo assim, é de dar inveja para outros treinadores. Na temporada 2014-15, conquistou seu terceiro título da Premier League, além de ser campeão em outras duas competições pelos Blues

Mas com 58,82% de aproveitamento em 136 jogos com 80 vitórias, 29 empates e 27 derrotas, José Mourinho deixou o comando do Chelsea em 17 de dezembro de 2015. O português passou os primeiros meses do ano seguinte descansando, e em maio de 2016 foi contratado para seu segundo clube na Premier League: o Manchester United.

Após a saída de Sir Alex Ferguson, o Manchester United teve dificuldades de se adaptar com um novo treinador. David Moyes, Ryan Giggs e Louis van Gaal passaram pelo clube, mas não tiveram tanto sucesso. 

José Mourinho assumiu o comando do Manchester United em 27 de maio de 2016, logo após o fim daquela temporada. Nos pouco mais de dois anos em que treinou a equipe, conquistou três títulos, a Copa da Liga Inglesa, a Supercopa da Inglaterra e a Europa League.

Além disso, o Manchester United comandado por José Mourinho foi o de maior sucesso após a saída de Sir Alex Ferguson, pois ficou em segundo lugar na Premier League de 2017-18, e chegou à final da Supercopa da UEFA e também da Copa da Inglaterra. Mas conflitos internos fizeram com que o português deixasse o clube em dezembro de 2018 após 58.33% de aproveitamento. 

E após quase um ano de descanso, José Mourinho fez o que já havia afirmado de que não iria fazer: assumir o comando do Tottenham, rival londrino do Chelsea. O clube inglês havia passado por uma temporada de glória, onde chegou à final da Champions League pela primeira vez, mas o começo desapontante de outra. Por isso, Daniel Levy, presidente dos Spurs, decidiu demitir Mauricio Pochettino.

E em 20 de novembro de 2019, José Mourinho foi anunciado como o novo técnico do Tottenham Hotspur, seu terceiro clube na Inglaterra. Quando assumiu o comando da equipe, o time estava nas últimas posições da Premier League, e ao final da temporada, terminou em seto lugar. 

Atualmente, o Tottenham é o líder da Premier League, com 21 pontos depois de seis vitórias, três empates e apenas uma derrota. O clube segue com a mesma pontuação que o Liverpool, mas leva a vantagem no saldo de gols, principalmente após a goleada de 6 a 1 contra o Manchester United no dia 4 de outubro.

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Jose Mourinho (@josemourinho)

José Mourinho segue em busca do seu quarto título da Premier League e sonha em acabar com a seca do Tottenham, que não levanta um troféu desde quando venceu a Copa da Liga Inglesa na temporada 2007-2008.


Receba notícias do SportBuzz no WhatsApp! Para fazer parte do canal CLIQUE AQUI!