Sportbuzz
Busca
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram SportbuzzSpotify SportbuzzTiktok Sportbuzz
Futebol / RECORDAR É VIVER!

Torcida do Flamengo faz homenagem em comemoração de 20 anos do 'Gol do Pet'; confira

Filme traz depoimentos de Petkovic, Joel Santana e outros personagens que estavam no Maracanã

Redação Publicado em 27/05/2021, às 13h45

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Petkovic recebe homenagem por gol contra o Vasco - Divulgação / MF Press Global
Petkovic recebe homenagem por gol contra o Vasco - Divulgação / MF Press Global

O título do Flamengo no Campeonato Carioca, em 2001, contra o Vasco foi maracado não só pela conquista do Tricampeonato da competição estadual, mas também pelo gol de falta de Petkovic, que é um dos mais emblemáticos da história do clube.

Pensando nisso e em comemoração aos 20 anos do 'Gol do Pet', a torcida do Flamengo fez uma homenagem nesta quinta-feira, 27, relembrando o gol. Para isso, Daniel Brunet, diretor que venceu o Cinefoot 2020 com o curta 'Catarse', em homenagem à conquista da Libertadores de 2019, produziu o curta: “43′ – Na hora de acabar”, exibido no canal Mais Nação.

Divulgação/MF Press Globa - Daniel Brunet, diretor do documentário

Com 15 minutos de duração, o documentário conta a história do gol de pontos de vistas diferentes como o do próprio Petkovic e o de Joel Santana, na época técnico do Vasco da Gama.

O diretor também conversou com Ricardo Cassino, fotógrafo responsável pela imagem eternizada da bola entrando no ângulo do goleiro Helton e também conversou com o diretor de arquibancada da organizada, Lula da Raça. Além disso, Brunet falou com Lúcio de Castro, repórter responsável pela cobertura da partida.

Aquela final é um dos jogos eternos do Flamengo. Podem passar 200 anos que continuaremos lembrando daquela falta do Pet. O documentário busca uma nova forma de contar essa história. Afinal, ela é conhecida há duas décadas. Tenho certeza de que o torcedor rubro-negro vai se emocionar mais uma vez”, falou Brunet.

Divulgação / MF Press Global - Petkovic ao lado de Zagallo

Em relato para o documentário, Petkovic falou sobre a emoção de marcar o gol e falou sobre o que deu um gosto a mais na importância da pintura.

"Fazer um gol, decidir um título, minuto 43, 'Gol do Pet', tri(campeonato), Flamengo e Vasco, tudo maravilhoso. Mas onde? No Maracanã, gente. No monumento histórico do futebol mundial.", falou o ex-jogador.

Joel Santana, que viveu o outro lado da história, também comentou sobre o lance.

"Era muito longe, mas meu time foi muito infantil. Por quê?! Porque ele nem catimbou a falta, deixou o Pet a vontade para ele prepara a falta e bater. Até porque, o Pet tinha pedido para sair. Ele estava com muitas dores musculares", contou. 

Divulgação / MF Press Global - Homenagem em desenho ao Gol do Pet 

Cada um deles teve uma visão diferente daquele gol. Cada um deles estava em um lugar diferente. E todas essas histórias são maravilhosas e merecem ser contadas. Todas elas convergem para o momento em que a bola estufa a rede do Hélton, e a torcida do Flamengo explode de alegria”, completou o diretor.

O documentário "43 - Na hora de acabar" já foi ao ar no canal 'Mais Nação' no Youtube e lá é possível acompanhar na íntegra o depoimento de todos os envolvidos na produção.