Sportbuzz
Busca
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram SportbuzzSpotify SportbuzzTiktok Sportbuzz
Futebol / SELEÇÃO BRASILEIRA!

Tite mantém foco na paciência com Vini Jr., e diz que seleção está entrando em nova fase: "Parte para o estágio de preparação específica"

Tite disse entender o ritmo que Vini Jr. estava no Real Madrid antes de ser convocado à seleção, e ainda escondeu a escalação para o duelo contra a Colômbia

Redação Publicado em 10/11/2021, às 12h21

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Tite durante a coletiva de imprensa da seleção, falando de Vini Jr. - Lucas Figueiredo/CBF/Flickr
Tite durante a coletiva de imprensa da seleção, falando de Vini Jr. - Lucas Figueiredo/CBF/Flickr

Em entrevista coletiva na manhã desta quarta-feira, 10, véspera do duelo contra a Colômbia, pela 13ª rodada das Eliminatórias, o técnico Tite disse adotar a paciência para lidar com a chegada de Vini Jr. na seleção, e ainda e disse que conversou com Carlo Ancelotti, treinador do Real Madrid, sobre questões táticas e comportamentais do jogador de 21 anos.

Vale lembrar que Vini Jr. foi convocado depois do corte de RobertoFirmino, e tem somente sete partidas pela seleção, e 189 minutos disputados com a amarelinha.

"Tendo paciência e compreensão do jovem, do tempo que ele possa ter para afirmação dentro da Seleção, criar um ambiente receptivo para que ele possa ter esse desenvolvimento. Me parece que ele passou um tempo de adaptação no Real bastante grande, e que foi dando aos poucos a ele essa maturidade que ele possa desenvolver e chegar no estágio que está. Também na seleção é assim, a gente tem que ter consciência da preparação do atleta. Nós também servimos para fomentar, consolidar, reafirmar, orientar, evoluir. É o nosso processo", iniciou Tite.

"O Real trabalha num tripé no meio de campo, que sustenta o lado esquerdo, deixando ele numa posição de penúltimo atacante, às vezes até o último, quando o Benzema vem um pouco mais. Nós não usamos mais esse tripé. Então, ele vai ter só a função de ataque, de ser jogador agressivo, ter toda essa liberdade. E ter uma compactação defensiva, setorizada, numa segunda linha de quatro, que ele vem. E isso eu conversei com Ancelotti, daquilo que ele tem da fase ofensiva e defensiva, para dar a ele essa tranquilidade maior para desenvolver. Mas já trabalhando essa evolução", completou o treinador.

Durante a entrevista, o treinador não quis falar quais serão os 11 jogadores que vão começar na partida desta quinta-feira, 11, contra a Colômbia, mas avisou que a escalação será exibida no treino desta tarde, sendo que uma provável formação tem: Alisson, Danilo, Marquinhos, Thiago Silva e Alex Sandro; Casemiro, Fred e Lucas Paquetá; Raphinha, Gabriel Jesus e Neymar.

Tendo a classificação para a Copa do Mundo de 2022 praticamente garantida, Tite vê a Seleção Brasileira entrando agora em uma nova etapa da preparação para busca do hexa. Líder das Eliminatórias, com 31 pontos somados, e invicta depois de 11 jogos da competição, a amarelinha está com a classificação encaminhada para a Copa do Catar.

O Brasil vai carimbar seu passaporte caso vença a Colômbia na quinta e o Uruguai não vença a Argentina na sexta-feira, 12.

"Para mim, estamos classificados, com a pontuação que temos, para a Copa do Mundo. E diferentemente do outro estágio, agora parte para o estágio de preparação específica para jogos de Copa do Mundo, onde vamos enfrentar por exemplo uma Colômbia, numas quartas, numas oitavas de final. É fato, como aconteceu. Trabalharmos nesse objetivo real, a grandeza do jogo. E para mim vai estar na Copa, e nós estarmos e trabalharmos em cima dessa evolução e dessa pressão que estou colocando agora", afirmou.