Sportbuzz
Busca
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram SportbuzzSpotify SportbuzzTiktok Sportbuzz
Futebol / COPA AMÉRICA

Tite é multado pela Conmebol após criticar organização da Copa América

Na véspera da estreia da competição, técnico da Seleção Brasileira afirmou que o torneio foi organizado de maneira “atabalhoada”

Redação Publicado em 24/06/2021, às 14h48 - Atualizado às 14h49

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Tite é multado pela Conmebol após criticar organização da Copa América - GettyImages
Tite é multado pela Conmebol após criticar organização da Copa América - GettyImages

A Conmebol decidiu nesta quinta-feira, 24, multar o técnico Tite por críticas sobre a organização da Copa América no Brasil. O comandante da Seleção Brasileira foi punido em 5 mil dólares (R$ 24,6 mil na cotação atual) por declarar que o torneio no país foi feito de forma “atabalhoada”.

O valor da multa será debitado da premiação que a CBF receberá pela participação da seleção na Copa América, que termina em julho. Em nota divulgada, a entidade máxima do futebol sul-americano afirmou que não cabe recurso contra a decisão.

Em entrevista concedida em 12 de junho, na véspera de Brasil x Venezuela, que marcou a abertura da competição, Tite classificou duas vezes a organização do torneio como “atabalhoada” e dirigiu a crítica diretamente à Conmebol.

“É uma crítica direta à Conmebol e a quem decidiu, dentro da CBF, ser a Copa América aqui [no Brasil]”, disse o técnico na ocasião.

Depois que a entidade pediu investigação da declaração, o presidente da Comissão Disciplinar, Eduardo Gross Brown, decidiu por multar o técnico, além de uma advertência no dia 19 de junho.

A decisão foi baseada no artigo 12 do Código Disciplinar, sobre os princípios de conduta. O treinador da Seleção Brasileira violou o artigo 12.2 do Regulamento da Copa América 2021, que incluiu ações como “insultar de qualquer maneira e por qualquer meio a Conmebol, seus oficiais, autoridades, etc”.

A palavra “atabalhoada” usada por Tite foi uma crítica à organização da Copa América após o surto de casos de Covid-19 na delegação venezuelana na véspera da partida contra o Brasil, sendo 12 casos no total – oito deles jogadores.

O termo foi traduzido em espanhol para “desastrosa”. A CBF justificou que o técnico quis dizes “às pressas”, uma vez que o Brasil se tornou sede da Copa América apenas 13 dias antes da abertura. A Conmebol definiu escolheu o país após as desistências de Argentina e Colômbia, sedes iniciais.

Tite segue com as críticas sobre as condições da realização do torneio. Após a vitória por 2 a 1 sobre a Colômbia, nesta quarta-feira, 23, o técnico fez duras declarações contra o gramado do estádio Nilton Santos.