Sportbuzz
Busca
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram SportbuzzSpotify SportbuzzTiktok Sportbuzz
Futebol / CALENDÁRIO NOVO!

Temporada europeia? Veja tudo que terminará em 2021 para os brasileiros no mundo futebolístico!

Grande parte das competições foram ajustadas para que as etapas finais aconteçam só no próximo ano

Pedro Ungheria Publicado em 25/12/2020, às 12h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Palmeiras - Campeão Paulista de 2020 - Cesar Greco/Palmeiras
Palmeiras - Campeão Paulista de 2020 - Cesar Greco/Palmeiras

A pandemia de coronavírus causou um grande alvoroço no universo esportivo! Para entendermos a gravidade de tudo, as Olimpíadas de Tóquio 2020 foram adiadas para 2021. Diante disso, que é um mega-evento, podemos perceber que todas as outras competições também foram influenciadas. 

Como se deu a influência? O cenário da pandemia no mundo fez com que as autoridades optassem por interromper todas as competições, eventos, tiveram países que adotaram o fechamento total, com apenas serviços essenciais funcionando. Logo, o esporte estava neste meio. 

Conforme as coisas começaram a funcionar neste 'novo normal', as entidades responsáveis pelos esportes, principalmente pelo futebol, passaram a realocar datas, adiar partidas, cancelar campeonatos, estender algumas competições, ou seja, o calendário acabou ficando uma verdadeira bagunça. 

Pensando no futebol brasileiro em específico, a prova disso é o Campeonato Paulista, que costuma ser resolvido no começo do ano e teve sua definição apenas em agosto. Falando um pouco mais sobre as competições nacionais e as que costumam ter representantes brasileiros, teremos novidades para lidar neste ano! 

Em uma 'linha europeia', onde a temporada começa na metade do ano e termina somente na metade do ano seguinte, nós também teremos uma espécie de experiência à la Velho Continente, até porque, boa parte das competições que começaram em 2020 terão suas definições somente em 2021!

Pensando nisso, nós do SportBuzz resolvemos alinhar com vocês quando terminam os principais campeonatos que temos em adamento!

CAMPEONATO BRASILEIRO:

Taça Brasileirão (GettyImages)

O Brasileirão, que costuma chegar ao fim conforme o ano está para acabar se estenderá até 2020! Segundo a CBF, a previsão é que o torneio acabe no dia 24 de fevereiro. 

COPA DO BRASIL:

Taça Copa do Brasil (GettyImages)

Também conhecida por terminar na reta final do ano em que começou, a Copa do Brasil de 2020 invadirá o ano de 2021. No novo calendário, a partida de volta entre os dois finalistas será no dia 10 de fevereiro.

LIBERTADORES:

Taça da Libertadores da América (GettyImages)

A Libertadores da América também fará com que o começo de 2021 seja mais do que agitado para os amantes do futebol brasileiro e sul-americano!

Quebrando a lógica de janeiro ser o mês da Copinha, pré-temporada e etc. A Libertadores terá sua decisão, em final única, no Estádio do Maracanã! Isso acontecerá no dia 30 de janeiro! 

SUL-AMERICANA:

Taça da Copa Sul-Americana (GettyImages)

Uma semana antes da finalíssima da Libertadores, a Conmebol também terá decisão! No dia 23 de janeiro, no estádio Mario Alberto Kempes, em Córdoba, na Argentina, os amantes do futebol descobrirão o campeão desta edição do torneio! 

MUNDIAL DE CLUBES: 

Taça Mundial de Clubes FIFA (GettyImages)

Já o Mundial, que é conhecido como a 'cereja do bolo' para o calendário futebolístico, no Brasil, afinal, é a última competição do ano a acontecer, ou melhor, costumava ser, não acontecerá em dezembro!

De acordo com a Fifa, a edição em questão, que marcará a última no formato que estamos acostumados, será no mês de fevereiro. 

As datas serão de 01/02 até o dia 11/02, totalizando dez dias de campeonato, no Catar. 

MAS E A COPINHA E O PAULISTÃO?

Taça Campeonato Paulista (GettyImages)

Realmente, com tudo isso de competição chegando ao fim, fica o questionamento de como serão os campeonatos que estão acostumados a acontecer no começo do ano. 

Copinha teve seu cancelamento confirmado pela FPF. Devido as alterações no calendário e a facilidade de transmissão do covid-19, a entidade preferiu não realizar o evento em 2021. 

Já o Paulistão teve seu sorteio no mês de dezembro e seguirá conforme todos nós já conhecemos! A data de início é o dia 28 de fevereiro e a finalíssima será no dia 23 de maio.