Sportbuzz
Busca
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram SportbuzzSpotify SportbuzzTiktok Sportbuzz
Futebol / DEVOLVIDOS!

STJD volta atrás e devolve os 3 pontos do Figueirense em caso do W.O

A Justiça tinha tirado os três pontos como punição, porém, após protestos do clube e do TJD-SC, a decisão foi revertida

Marcello Sapio Publicado em 09/10/2019, às 17h28

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
STJD volta atrás e devolve os três pontos - Reprodução Premiere FC
STJD volta atrás e devolve os três pontos - Reprodução Premiere FC

O STJD, Supermo Tribunal de Justiça Desportiva, decidiu nesta quarta-feira, 9, por devolver os três pontos que havia tirado do Figueirense no caso do W.O em jogo contra o Cuiabá, pela Série B.

A decisão tomada na última terça-feira gerou revolta do clube e até do TJD de Santa Catarina, que alegaram uma interpretação errada da denúncia, já que, pela Lei, não era possível a perda de pontos como punição.

O advogado do clube, Eduardo Carlezzo, prestou esclarecimento sobre o caso e comentou sobre a retirada dos pontos: "Depois de um dia de interlocuções junto ao STJD e CBF, recebemos nesta noite o teor integral da decisão, na qual ficou claro e inequívoco que a penalidade aplicada ao Figueirense é unicamente a declaração da vitória do Cuiabá por 3 a 0 em razão do W.O. e uma multa de R$ 3 mil. Sendo assim, os três pontos que foram deduzidos no dia de hoje retornarão ao clube, restabelecendo-se os 23 pontos"

Com a decisão revertida, o Figueirense volta a ter 23 pontos. Porém, se mantém na última colocação da Série B, três pontos atrás do Vitória.

ENTENDA O CASO

O Figueirense foi punido pelo STJD, o Supremo Tribunal de Justiça Desportiva, na última sexta-feira, 4, com a perda de três pontos pelo caso de W.O na partida contra o Cuiabá, pela Série B.

O caso aconteceu por conta dos protestos dos jogadores, cobrando os salários atrasados.

Com isso, o Figuerirense vai de 23 para 20 pontos, complicando ainda mais a situação do time na luta para fugir do rebaixamento para a Série C.

Além disso, a CBF aplicou uma multa no valor de 3 mil reais pelo ocorrido.

Por outro lado, tanto o Figueirense quanto o TJD de Santa Catarina protestaram da decisão, alegando um erro de interpretação.

Tudo isso porque o clube foi enquadrado no artigo 56 do Regulamento Geral de Competições, no qual prevê as punições para casos de W.O, porém, não está escrito a perda de pontos, a não ser o da partida.

Em entrevista à rádio CBN, o procurador do TJD-SC, Mário César Bertoncini, comentou sobre a decisão: "O Departamento de Competições da CBF interpretou errado o texto da decisão do STJD, que, por sua vez, poderia ter sido mais claro também".

O Figueirense publicou uma nota oficial em seu site em que contesta a decisão e que vai recorrer do caso.

"O jurídico do clube acredita que houve erro de interpretação na punição e que foi um equívoco a retirada de mais três pontos pelo W.O., além dos que já são computados com a derrota. O jurídico do clube já está em contato com a CBF e o STJD e esse caso deve ser resolvido ainda hoje, sem a retirada dos três pontos (fazendo o clube permanecer com 23)"