Sportbuzz
Busca
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram SportbuzzSpotify SportbuzzTiktok Sportbuzz
Futebol / COMPLICOU!

Após escalação de jogador irregular, Sport pode perder até 17 pontos no Campeonato Brasileiro

Sport escalou um zagueiro irregular em quatro oportunidades no Campeonato Brasileiro

Redação Publicado em 28/09/2021, às 12h52

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Sport pode perder pontos no Brasileirão - Getty Images
Sport pode perder pontos no Brasileirão - Getty Images

Em 19º lugar na tabela do Campeonato Brasileiro, o Sport tem passado por uma temporada complicada. Com apenas 17 pontos somados em 66 disputados, a equipe do Recife tem grandes chances de ser rebaixada para a segunda divisão da competição.

Como se a situação atual já não fosse suficiente para tirar o sono da diretoria, dos jogadores e torcedores do Sport, agora o clube encara mais um problema. Este se trata da escalação de jogador irregular em quatro jogos do clube na competição.

Pedro Henrique, zagueiro contratado junto ao Internacional, chegou ao Sport para tentar ajudar a equipe a sair da zona de rebaixamento, mas a falta de atenção da diretoria pode render uma punição severa ao clube.

Isso porque, pelo regulamento do campeonato, caso um jogador atue em pelo menos sete jogos por um clube, ele não poderá atuar por outro clube na mesma edição da competição. 

O caso de Pedro Henrique, no entanto, é curioso. O jogador entrou em campo com a camisa Colorada em cinco partidas e, teoricamente, estaria liberado para atuar no Brasileirão por qualquer outro clube.

Contudo, o jogador, em duas oportunidades, foi punido com cartão amarelo enquanto ainda estava no banco de reservas, o que configura uma participação no jogo, mesmo não entrando em campo.

Confira o que diz o Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD).

Art. 214

"Incluir na equipe, ou fazer constar da súmula ou documento equivalente, atleta
em situação irregular para participar de partida, prova ou equivalente. (Redação dada pela
Resolução CNE nº 29 de 2009)."

PENA: "perda do número máximo de pontos atribuídos a uma vitória no regulamento da competição, independentemente do resultado da partida, prova ou equivalente, e multa de R$ 100,00 (cem reais) a R$ 100.000,00 (cem mil reais)."

Com isso, a equipe pernambucana pode perder de 12 a 17 pontos, já que o jogador atuou em quatro partidas e foi relacionado para o jogo contra o Atlético-MG.

Segundo informações do "GE", a diretoria do clube vai tentar evitar a punição. A perda de tantos pontos seria catastrófica para a equipe que soma os mesmos 17 pontos da punição máxima. Confira.

"Os advogados estão trabalhando para que a gente possa evitar perda de pontos para o clube. Seria uma coisa de proporções inimagináveis. Se for confirmado, o atleta não vai mais poder entrar em campo para que a gente não fique com risco de ter esse acontecimento em sequência"