Sportbuzz
Busca
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram SportbuzzSpotify SportbuzzTiktok Sportbuzz
Futebol / ESPECIAL

Só golaço! Relembre as maiores polêmicas na escolha do Prêmio Puskás

Escolha do gol mais bonito do mundo costuma render muitas discussões entre os amantes do futebol

Guilherme Assumpção Publicado em 20/04/2020, às 15h32

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Craques estiveram entre os mais injustiçados pela FIFA - GettyImages
Craques estiveram entre os mais injustiçados pela FIFA - GettyImages

Ao final de toda temporada, a FIFA realiza a premiação com os melhores jogadores do mundo. Nela, uma categoria em especial é conhecida por sua plasticidade e beleza. Desde 2009, a entidade escolhe o gol mais bonito da temporada através do Prêmio Puskás – homenagem ao ex-jogador da Hungria e que fez história no futebol – e os lances costumam impressionar.

Porém, a escolha da pintura é feita por voto popular, ou seja, nem sempre o gol mais bonito pode ser o vencedor, já que a votação envolve paixão e gostos pessoais. As opções para escolha do público são selecionadas pela FIFA, o que também levanta questionamentos dos amantes do esporte.

Por isso, o SportBuzz decidiu relembrar as maiores polêmicas e injustiças na escolha do Prêmio Puskás e tem até declaração de craque do futebol duvidando e questionando o gol mais bonito eleito pelos torcedores. Confira!

Ozil é o jogador mais injustiçado por sua pintura marcada em 2016 (Crédito: GettyImages)

MESUT OZIL

Impossível não começar esta lista sem a presença do meia alemão. No ano de 2016, Ozil marcou uma verdadeira pintura diante do Ludogorets, da Bulgária, em jogo válido pela Champions League. A partida terminou com a vitória do time inglês por 3 a 2.

O golaço de Ozil é impressionante pela quantidade e qualidade dos dribles do meio-campista. Em arrancada no contra-ataque, o alemão viu a saída do goleiro, deu um chapéu no arqueiro e se viu sozinho com dois marcadores. Com muita frieza, o craque deixou os adversários no chão e só empurrou a bola para o fundo das redes.

No entanto, a data do gol foi o motivo para que não entrasse na lista da FIFA. Segundo a entidade, não era possível incluir a pintura do jogador por conta do período estabelecido para a escolha dos indicados. Assim, o gol absurdo protagonizado por Ozil não teve o merecido reconhecimento.

SALAH X CRISTIANO RONALDO

No ano de 2018, o grande vencedor do Prêmio Puskás foi o atacante Mohamed Salah, do Liverpool. No clássico diante do Everton, o egípcio dominou a bola e se livrou do marcador para bater com categoria no ângulo do goleiro.

Contudo, o jogador tinha a concorrência do craque Cristiano Ronaldo. O português concorria com o gol de bicicleta marcado pelo Real Madrid contra a Juventus. A pintura entrou para a história por conta da elasticidade e da altura alcançada por CR7. Mas parece que a escolha pelo gol de Salah não agradou ao atacante da Juventus.

“Salah mereceu ganhar o 'Prêmio Puskás'. Foi um gol bonito que marcou. Mas sejamos honestos. O meu gol foi melhor. Os prêmios são prêmios, e eu tenho vários. Jogo para vencer e não para ganhar prêmios. Estou há 15 anos no mais alto nível e estou orgulhoso do que fiz”, disse Cristiano Ronaldo em uma live no Instagram realizada na época da premiação (2018).

ARJEN ROBBEN

Na Copa do Mundo de 2014, a seleção da Holanda surpreendeu muita gente ao golear a poderosa Espanha por 5 a 1, em partida realizada na Arena Fonte Nova. O duelo também ficou marcado por uma pintura anotada por Arjen Robben. O lendário jogador da história do Bayern de Munique não tomou conhecimento de Iker Casillas e marcou um verdadeiro golaço.

Lançado em contra-ataque, o holandês acelerou e chegou na área pressionado por um zagueiro e com a saída do goleiro. Robben manteve a calma e puxou para a conhecida perna esquerda, onde foi driblando e deixando Casillas no chão. Quando se viu livre do arqueiro, fuzilou a bola para deixar sua marca na goleada histórica.

O belíssimo gol marcado por Robben foi um dos mais pedidos pelos torcedores para figurar na lista dos indicados da FIFA. Porém, a entidade entendeu que a marca não deveria estar presente entre os gols mais bonitos daquela temporada.

IBRAHIMOVIC

O polêmico craque sueco também está presente na lista. Atuando pelo Los Angeles Galaxy, dos Estados Unidos, Ibra marcou um golaço na MLS e o tento foi mais especial ainda por ser o gol de número 500 de sua carreira. O fato aconteceu no ano de 2018.

A derrota do LA Galaxy para o Toronto FC foi apenas um detalhe perto do gol marcado pelo atacante. Recebendo lançamento longo, Ibrahimovic nem precisou dominar para aplicar um golpe de “samurai” e marcar um lindo gol. A falta da premiação incomodou o sueco, que reclamou por não ter sido escolhido.

“Algum gol meu deveria estar lá, com certeza. Poderia ser o marcado contra o Los Angeles FC (rival local) ou o meu gol de número 500, mas vamos ver. Quem sabe ano que vem eu não estou lá”, disse o atacante, na ocasião, em entrevista ao Twitter do LA Galaxy.

PAYET

No ano de 2016, o meia francês Dimitri Payet resolveu marcar uma verdadeira pintura na Premier League. Em jogo contra o Middlesbrough, o jogador driblou quase metade do time adversário e carregou a bola até a área.

Rodeado de diversos rivais, Payet apenas foi carregando a bola com habilidade e deixando os zagueiros para trás. Até que decidiu finalizar, com categoria, e marcar um golaço para o West Ham. O gol anotado pelo francês sofreu o mesmo problema de Ozil. Por conta da data estipulada pela FIFA, os feitos não entraram na lista dos indicados ao Prêmio Puskás.

E aí, torcedor? Consegue repetir os golaços marcados por estes craques? Apesar de todas as polêmicas e as injustiças, todo ano temos diversos gol para admirar e comemorar no futebol mundial.


5 itens de times internacionais que todo amante do futebol vai querer ter

1- Camisa Juventus 1985 Retrô - https://amzn.to/2JeQQgo

2- Caneca Scandinavia Real Madrid - https://amzn.to/2oh7iWs

3- Porta Tênis c/ 2 divisões Manchester City - https://amzn.to/32GlAin

4- Funko Pop! Paris Saint-Germain Kylian Mbappé - https://amzn.to/2pJkLGO

5- Bola Bolsa Esportiva Barcelona - https://amzn.to/2MGSGsQ

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, o SportBuzz pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.