Sportbuzz
Busca
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram SportbuzzSpotify SportbuzzTiktok Sportbuzz
Futebol / CORINTHIANS

Sindicato de Atletas sai em defesa de Danilo Avelar e questiona decisão do Corinthians

Clube rescindiu o contrato com o zagueiro após comentário racista em jogo de CS:GO

Redação Publicado em 24/06/2021, às 16h59

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Sindicato de Atletas sai em defesa de Danilo Avelar e questiona decisão do Corinthians - GettyImages
Sindicato de Atletas sai em defesa de Danilo Avelar e questiona decisão do Corinthians - GettyImages

A decisão do Corinthians em rescindir o contrato com o zagueiro Danilo Avelar foi questionada pelo Sindicato de Atletas de São Paulo. O clube encerrou o vínculo após o jogador admitir ter feito um comentário racista durante um jogo de CS:GO.

Em nota, o sindicato defendeu o zagueiro e alegou que o Timão não poderia ter encerrado o contrato por uma atitude fora de campo. A organização ainda citou os casos de Lucas Lima e Patrick de Paulo, multados pelo Palmeiras após flagra uma festa clandestina, e Jô, que foi punido pelo Corinthians pelo uso de uma chuteira verde.

“Assim como na nota que soltamos anteriormente que dizia respeito às condições dos atletas Lucas Lima, Patrick de Paula e Jô, a nossa posição se prende tão somente às questões dos direitos envolvidos na relação contratual, sem fazer apologia a qualquer defesa de atos racistas ou de intolerância”, escreveu o Sindicato dos Atletas.

A nota ainda diz que o comunicado divulgado pelo Corinthians “deixa transparecer” que o clube está pressionando os agentes do jogador para que aceitem o encerramento do contrato em consentimento, uma vez que o vínculo poderia ser rompido por justa causa. Avelar, no entanto, só poderia rescindir caso fosse condenado pela Justiça Criminal.

“Há um elemento que já fora pacificado na doutrina e jurisprudência, que é a comprovação do ato faltoso exercido de forma reincidente. E no caso do atleta Avelar não se tem notícia de que esse ato já havia acontecido em outras oportunidades”, continuou.

Danilo Avelar não entrava em campo pelo Corinthians desde outubro do ano passado, quando sofreu uma grave lesão no joelho. Ele está no processo final de recuperação e deve ter condições de voltar aos gramados em breve.

Rescisão após comentário racista

A rescisão de contrato aconteceu horas após Danilo Avelar admitir ter feito um comentário racista. O Corinthians anunciou nesta quarta-feira, 23, o encerramento do vínculo, que tinha validade até dezembro de 2022.

Na noite de terça-feira, o zagueiro foi acusado de praticar racismo em uma partida do jogo CS:GO. Através de sua conta no jogo, ele se dirigiu a um outro jogador com uma mensagem racista. Após grande repercussão nas redes sociais, o zagueiro se manifestou e admitiu que escreveu o comentário.