Sportbuzz
Busca
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram SportbuzzSpotify SportbuzzTiktok Sportbuzz
Futebol / ESPECIAL TÉCNICOS

Sete técnicos estrangeiros que conquistaram títulos por clubes brasileiros

Treinadores gringos passaram pelo Brasil ao longo da história, mas apenas dois conquistaram o Campeonato Brasileiro

Gabriela Santos Publicado em 17/07/2020, às 17h46

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Sete técnicos estrangeiros que conquistaram títulos por clubes brasileiros - GettyImages
Sete técnicos estrangeiros que conquistaram títulos por clubes brasileiros - GettyImages

Uma leva de treinadores estrangeiros marcou o futebol brasileiro nas últimas temporadas, em especial Jorge Jesus no Flamengo, que foi o grande campeão em 2019, ao levar a equipe para as conquistas do Campeonato Brasileiro e da Libertadores.

No entanto, muitos técnicos gringos já foram campeões por clubes do Brasil – a maioria dos comandantes são sul-americanos. Hoje, a elite do futebol brasileiro ainda conta com o português Jesualdo Ferreira, no Santos, o argentino Eduardo Coudet, no Internacional, e o também argentino Jorge Sampaoli, no Atlético-MG.

Com bom retrospecto na conquista dos principais títulos disputados pelos clubes brasileiro, a lista de técnicos estrangeiros que foram campeões estaduais é gigante. Confira sete técnicos gringos que marcaram história no Brasil, conquistando alguns dos principais títulos.

Jorge Jesus (Portugal) – Flamengo

A lista começa com o técnico mais recente. O comandante português desembarcou no Brasil em 2019, para liderar o Flamengo. Em menos de um ano, Jorge Jesus foi responsável por fazer história no rubro-negro. Ele se tornou o segundo técnico estrangeiro a conquistar o Brasileirão (Carlos Volante foi o primeiro; veja mais abaixo). No entanto, ele foi o primeiro gringo a conquistar a Libertadores por um time brasileiro. A conquista mais recente do Jesus foi o Campeonato Carioca de 2020. 

Diego Aguirre (Uruguai) – Internacional

Como jogador, o uruguaio já havia defendido o Internacional em 1988 e 1980. Em 2015, foi contratado como técnico do Colorado. Naquele ano, levou a equipe ao título do Campeonato Gaúcho. Além disso, teve a boa campanha que levou o Inter à semifinal da Libertadores.

Darío Pereyra (Uruguai) – Atlético-MG

Como jogador se destacou pelo São Paulo, quando conquistou quatro títulos do Paulista e dois do Campeonato Brasileiro. Como técnico, comandou o próprio Tricolor e outros vários clubes brasileiros como Atlético-MG, Corinthians, Grêmio. No entanto, seu único título foi pelo clube mineiro, com a conquista do estadual de 1999.

Carlos Volante (Argentina) - Bahia

O argentino, que deu nome à posição volante, chegou no Brasil em 1938, para jogar pelo Flamengo. Ele também marcou seu nome como técnico: foi bicampeão gaúcho pelo Internacional (1947 e 1948); bicampeão baiano pelo Vitória (1953 e 1955).

Pelo Bahia, ele conquistou o principal título por um clube brasileiro, quando conquistou a Taça Brasil em 1959, competição que foi posteriormente classificada pela CBF como o primeiro Campeonato Brasileiro. Ele apenas comandou o clube na última partida, na final contra o Santos.

Fleitas Solich (Paraguai) – Flamengo e Bahia

Um dos técnicos que mais conquistaram títulos por clubes brasileiros, o paraguaio chegou ao Brasil em 1953 para comandar o Flamengo. No rubro-negro, foi tricampeão carioca (1953, 1954 e 1955) e levou a equipe ao título do Torneio Rio-São Paulo de 1961. Pelo Bahia, conquistou o bicampeonato estadual em 1970 e 1971.

José Poy (Argentina) – São Paulo

O ex-goleiro José Poy chegou ao Brasil em 1948 para jogar pelo São Paulo, clube onde vestiu a camisa por quase 15 anos. Quando se aposentou, em 1962, virou técnico do Tricolor paulista. Dirigindo o clube, ele conquistou apenas o Campeonato Paulista de 1975, no entanto, tem grandes campanhas na bagagem: foi vice do Campeonato Brasileiro (1971 e 1973); vice da Libertadores (1974); e vice do Paulistão (1982). Treinou também a Portuguesa e o XV de Jaú.

Filpo Núñez (Argentina) – Palmeiras

O argentino comandou diversos clubes no Brasil, mas se destacou pelo Palmeiras. Ele comandou o time que ficou conhecido como a Primeira Academia. Ele levou a equipe paulista à conquista da Taça Rio-São Paulo em 1965.


5 itens do seu time do coração que você não pode ficar sem

1- Camisa Adidas São Paulo 2018 - https://amzn.to/31uv12K

2- Livro Maquete 3D Estádio Vila Belmiro - https://amzn.to/2IZ3AaY

3- Mochila Corinthians - https://amzn.to/2psy3ax

4- Caneca com Abridor,  Flamengo - https://amzn.to/31uUJnQ

5- Fone de Ouvido Cruzeiro - https://amzn.to/33GhR4d

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, o SportBuzz pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.