Sportbuzz
Busca
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram SportbuzzSpotify SportbuzzTiktok Sportbuzz
Futebol / COMPLICADO

Sem contar com o Flamengo, clubes redigem carta pedindo pelo adiamento da rodada do Brasileirão; saiba mais!

Equipes não concordam com o fato de o Flamengo poder receber público em seu estádio, e pretendem deixar para outro dia a rodada deste final de semana do Brasileirão

Redação Publicado em 15/09/2021, às 08h53

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Sem Flamengo, clubes fazem carta pedindo o adiamento do Brasileirão - GettyImages
Sem Flamengo, clubes fazem carta pedindo o adiamento do Brasileirão - GettyImages

Prevista para este final de semana, a 21ª rodada do Brasileirão pode não acontecer se depender dos clubes. A CBF ainda não se manifestou sobre a possibilidade de adiamento, mas sem contar com o Flamengo, as equipes escreveram uma carta pedindo que os jogos aconteçam depois.

Segundo informações do site "Globo Esporte", os dirigentes dos clubes estão preparando um novo manifesto, mais enfático e com a definição expressa pelo adiamento da próxima rodada do Brasileirão.

Dessa forma, a ideia é que uma carta seja divulgada ainda nesta quarta-feira, 15, pelos 19 clubes, exceto o Flamengo, e com o Atlético-MG, que inclusive, o presidente disse que colocaria público nos jogos caso o Rubro-Negro também o faça.

A publicação destaca que o texto feito pelas equipes vai lembrar que todos querem o retorno do público às competições, todos querem que o torcedor volte ao estádio, mas todos também concordaram que vão retornar com a capacidade todos ao mesmo tempo.

Isso porque a liberação da torcida nas arquibancadas não depende somente da vontade dos clubes, mas sim de aprovação de instâncias governamentais.

Além disso, os dirigentes pretendem reforçar que jogar sem público é a pior punição que um clube pode ter, e que não é do desejo destes clubes, atuar sem seus torcedores os incentivando nas arquibancadas.

No entanto, é claro que existe uma pandemia que de certa forma, colocou de maneira uniforme está "punição" para todos, já que estão entrando em campo sem torcedores desde março de 2020.

Os clubes também estariam se baseando na decisão de Conselho Técnico anterior ao Campeonato Brasileiro, que foi quando a CBF submeteu aos clubes decisões e regras do regulamento que deveriam ser aprovados e seguido por todos.

Depois disso, houve reuniões de conselho sobre esta questão de retornar com público com todos ao mesmo tempo, e foi ratificada pelos clubes.

Como fica a CBF?

Agora, além do Flamengo, Goiás e Confiança também conseguiram uma liminar no STJD que permite que tenham torcida em seus estádios na condição de mandante. Na visão desses clubes, a CBF nada pode fazer, já que não tem competência para o tema.

Na última semana, o vice-presidente jurídico do Flamengo, RodrigoDunshee, falou em entrevista ao site "Globo Esporte", que esse assunto é de "regulamento sanitário".

"Eu fico surpreso que a Confederação Brasileira de Futebol esteja trabalhando contra isso. O Flamengo quer fazer esses jogos porque tem uma atividade econômica exercida. Já estamos jogando na Libertadores, e agora que o prefeito o Rio liberou, queremos fazer esses jogos", apontou.

Inclusive, nesta terça-feira, 14, o presidente do STJD, OtávioNoronha, negou o pedido de intervenção dos 17 clubes da Série A, que pediam a revogação da liminar que liberou a presença de público nos jogos do Flamengo em competições nacionais.

Em reunião na semana passada, a intenção pelo adiamento já havia sido expressa em nota conjunta publicada pelo site da CBF.

Nela, dizia no trecho final, que "os clubes manifestaram, por unanimidade, que irão pleitear à CBF que sejam suspensas rodadas da competição nas quais clubes sinalizem com a utilização de liminar para contar com público nos estádios. A CBF irá analisar juridicamente a questão, uma vez que interfere na esfera de direito de terceiros adquirentes de propriedades comerciais da competição".