Sportbuzz
Busca
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram SportbuzzSpotify SportbuzzTiktok Sportbuzz
Futebol / CAMPEÕES NA REPESCAGEM!

Seleções campeãs mundiais que já disputaram a repescagem para a Copa do Mundo

Com a Itália perdendo a vaga direta para a Copa do Mundo e indo parar na repescagem, relembre todas as seleções campeãs mundiais que já precisaram passar pelo mesmo desafio!

Lucas Cesare Publicado em 16/11/2021, às 19h44 - Atualizado às 20h04

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Seleções campeãs mundiais que já disputaram a repescagem para a Copa do Mundo - Getty Images
Seleções campeãs mundiais que já disputaram a repescagem para a Copa do Mundo - Getty Images

Na última segunda-feira, 16, a Itália não saiu do empate sem gols com a Irlanda do Norte e viu a Suíça assumir o primeiro lugar do grupo C ao golear a Bulgária, por 4 a 0, e ficar com a vaga direta para a Copa do Mundo de 2022.

Dessa forma, a Azzurra, tetracampeã mundial, precisará disputar a repescagem junto com outras 11 seleções em busca de uma das três vagas disponíveis. Outra seleção que deixou a vaga escapar de suas mãos foi Portugal, que viu Mitrovic marcar para a Sérvia aos 45 do segundo tempo e ficar com a primeira posição do Grupo A.

Até agora, os italianos são os únicos campeões mundiais classificados para disputar esta edição dos playoffs. Assim, o SportBuzz preparou para vocês uma lista com todas as seleções, que já foram campeãs mundiais, mas precisaram disputar alguma vez a Repescagem para a Copa do Mundo.

URUGUAI

O Uruguai, bicampeão mundial, é a seleção campeã do mundo que mais vezes disputou os Playoffs para a Copa do Mundo, com quatro participações. Todas as participações da Celeste na Repescagem são recentes, tendo acontecido a partir de 2002.

Foram elas: 2002, quando se classificaram ao superar a Austrália em um placar agregado de 3 a 1; 2006, quando enfrentaram novamente a Austrália e foram eliminados nos pênaltis, após empatar em 1 a 1 no agregado; 2010, quando venceram a Costa Rica por 2 a 1; e 2014, ao vencerem a Jordânia por 5 a 0.

Créditos: Getty Images

ESPANHA

A Espanha, campeã do mundo em 2010, disputou os playoffs em duas ocasiões, quando ainda não tinha se sagrado campeã da Copa. A primeira vez aconteceu em 1962, quando venceu Marrocos nos dois jogos (1 x 0 e 3 x 2) e ficou com a vaga. Depois, em 2006, goleou a Eslováquia por 5 a 1 no primeiro jogo e precisou apenas de um empate em 1 a 1 no segundo para assegurar a classificação.

Créditos: Getty Images

FRANÇA

Os franceses, atuais campeões mundiais, também disputaram a Repescagem em duas oportunidades e ambas recentemente. Em 2010, derrotaram a Irlanda por 1 a 0 no primeiro duelo e empataram o segundo em 1 a 1. Já em 2014 levaram um susto ao sair derrotados na primeira partida para a Ucrânia por 2 a 0. Entretanto, conseguiram se recuperar e, em um jogaço, atropelaram o adversário por 3 a 0 e ficaram com a vaga.

Créditos: Getty Images

ITÁLIA

A Itália não tem boas lembranças quando o assunto é repescagem para a Copa. A tetracampeã mundial já disputou em duas ocasiões. A primeira em 1998, quando empatou com a Rússia em 1 a 1 o primeiro jogo e, com uma vitória simples no segundo, ficou com a vaga. Já na segunda, as lembranças não são tão boas. Em 2018, os italianos perderam por 1 a 0 para a Suécia no jogo de ida e, após empatar sem gols na volta, ficaram de fora da Copa do Mundo.

Caption

ARGENTINA

Os Hermanos são outros sul-americanos que já disputaram os playoffs para o Mundial. Campeões do mundo em 1978 e 1986, a Argentina quase ficou de fora da Copa do Mundo de 1994, mas conseguiu superar a Austrália por 3 a 1 no segundo jogo da Repescagem, após empatar o primeiro em 1 a 1, e se classificou.

ALEMANHA

Por fim, a Alemanha é a última campeã mundial que já disputou os Playoffs pelo menos uma vez. E isso aconteceu em 2002, quando os tetracampeões mundiais (tri na época) venceram a Ucrânia por 3 a 1 no segundo jogo, após empatar o primeiro em 1 a 1 e ficaram com a vaga. Naquela ocasião, a seleção ainda conseguiu chegar até a final do torneio, onde foi derrotada, por 2 a 0, pelo Brasil.

Caption